Engenharia Agrícola pesquisa potencial de uso da casca de arroz

Projeto avalia efeito da adição de cinza de casca de arroz nas culturas do arroz irrigado, milho, soja e pastagens

INCORPORAÇÃO DA CINZA DA CASCA DE ARROZ NO CENTRO DE TREINAMENTO E EXPERIMENTAÇÃO DA CAAL
Tendo em vista a deficiência de estudos relacionados com o uso agrícola da cinza da casca de arroz e a oferta de cinza gerada pelas agroindústrias de processamento de arroz de Alegrete, o curso de Engenharia Agrícola executa o projeto de pesquisa para o possível aproveitamento do potencial agrícola desse material.
O campo que se descortina para a pesquisa proposta é amplo, de acordo com professor e coordenador do curso de Engenharia Agrícola, Dr. Roberlaine Ribeiro Jorge, entretanto, inicialmente se buscará respostas para o quanto de cinza pode ou deve ser aplicado ao solo para obter-se um nível de eficiência satisfatório para o agricultor sem trazer prejuízos ambientais.
Esta semana foi realizada a semeadura de milho e pastagens usando a cinza da casca de arroz.
O projeto de pesquisa é coordenado pelo Dr. Roberlaine Ribeiro Jorge – UNIPAMPA; Prof. Dr Rodrigo Ferreira Machado – IF Farroupilha e Maria de Fátima Marchezan – Doutoranda PPGMCSA-UFPel. A coordenação do Curso de Engenharia Agrícola é compartilhada entre Unipampa e IF Farroupilha, tendo a CAAL e IRGA como parceiros.
O projeto já se encontra no terceiro ano. Além dos trabalhos desenvolvidos na Casa de Vegetação e na Área Experimental da UNIPAMPA, ainda contam também com experimentos no Centro de Treinamento e Experimentação – CTE da CAAL, situado na BR-290. O trabalho foi implementado em dois ambientes de cultivo, a saber: céu aberto e em ambiente protegido.
EXPERIMENTO COM ARROZ NO CTE (1) EXPERIMENTO NA CASA DE VEGETAÇÃO (2)