Escolas de Porto Alegre têm 77 casos de coronavírus, confirma secretaria da Educação

Maioria é entre professores e funcionários, além de cinco crianças. Conforme balanço oficial, 241 das 309 escolas já retornaram com atividades presenciais.

As escolas municipais de Porto Alegre somam 77 casos confirmados de coronavírus, a maioria entre professores e funcionários, além de cinco crianças. A informação é da Secretaria Municipal de Educação, com levantamento a partir de 27 de setembro, quando foram retomadas as atividades de alimentação nas creches, até esta sexta-feira (23).

Na semana passada, a prefeitura havia informado sete casos de coronavírus em escolas infantis, sem especificar se eram alunos ou professores, e a data do contágio.

O protocolo da prefeitura orienta que, se a escola identificar dois ou mais casos em uma turma, deverá suspender as aulas presenciais desse grupo por 10 dias. A medida é criticada pela Associação dos Trabalhadores em Educação de Porto Alegre (Atempa).

“A gente vai conviver todos juntos. Se houver casos em uma escola, não tem como isolar só uma turma e deixar a outra funcionando. Isolar uma professora e deixar a colega do lado trabalhando. Lembrando que os outros países voltaram suas aulas em níveis de contaminação muito baixos”, afirma o diretor da entidade, Marcus Vianna.

A associação apresentou uma lista com 43 escolas municipais de Porto Alegre com casos confirmados de coronavírus. A entidade também critica a exigência para que os funcionários façam uma autodeclaração de conformidade sanitária.

“Nós somos professores e professoras, não somos médicos sanitaristas”, observa Marcus.

As aulas presenciais na educação infantil, terceiro ano do ensino médio, educação profissional e educação de jovens e adultos (EJA) estão autorizadas a funcionar presencialmente desde o dia 5 de outubro.

No dia 19, foram liberados o ensino fundamental 1 (do primeiro ao quinto ano) e especial. A partir do dia 3 de novembro, ensino fundamental 2 (do sexto ao nono ano), primeiro e segundo anos do ensino médio e atividades do turno inverso na Capital.

Porto Alegre tem 309 escolas municipais, sendo que 210 são comunitárias, geridas por organizações da sociedade, mas que recebem recursos públicos através de um convênio com a prefeitura.

Conforme o balanço oficial, 241 escolas já retornaram com atividades presenciais. A maioria delas (208) são comunitárias.

Levantamento aponta que 77 casos de Covid-19 foram identificados em escolas de Porto Alegre após retomada — Foto: Reprodução/RBS TV

Levantamento aponta que 77 casos de Covid-19 foram identificados em escolas de Porto Alegre após retomada — Foto: Reprodução/RBS TV

Fonte: G1