Escritor reside no Ponto de Cultura em Alegrete

Projeto Inédito de Literatura acontece em Alegrete

Desde o dia 13 de junho, a sede do Ponto de Cultura está servindo de Residência para o escritor Luis Roberto Amabile, que durante sua estada na cidade dedica-se a criação de uma obra literária. O escritor participará ainda de lançamentos de livros e de uma palestra sobre saúde mental no dia 30 de junho, às 10h no auditório do IEEOA.

Luís Roberto Amabile (Assis, 1977) militou no teatro e no jornalismo – até se formou pela USP e deu uma de repórter de cultura, turismo e gastronomia nos jornais Folha e Estado de S. Paulo e na Editora Abril. Cursou mestrado em Escrita Criativa e agora se doutora [é o que se espera] em Teoria da Literatura. Tudo na PUCRS, onde também idealizou a Festiva – Festa da Escrita Criativa. Teve contos e peças incluídos em antologias no Brasil, em Portugal e na Espanha. Recebeu a Bolsa de Incentivo à Criação do ProAC/SP (2014). O amor é um lugar estranho (Grua, 2012), seu livro de estreia, foi finalista do Prêmio Açorianos 2013. O Livro dos Cachorros (Patuá, 2015) acaba de sair (de orelha em pé, no cio [e cheio de filhotes] e com os dentes à mostra) pelo mundo. Vive entre o RS (principalmente no outono de Porto Alegre) e SP.

foto luis roberto

Um escritor em inicio de carreira precisa superar muitas barreiras para conseguir que sua obra seja publicada. Muitas vezes se veem desestimulados a produzir mais devido a dificuldade de entrar no mercado. O estimulo público ou privado é, muito vezes, a musa inspiradora de vários escritores. Por outro lado, a literatura em nossa cidade ainda é pouco difundida. Sendo assim, o Ponto de Cultura Coletivo Multicultural em parceria com o projeto Alegrete: Cidade dos Livros Livres, criou a primeira Residência para Escritores da cidade. O projeto visa estimular a produção literária em todo o estado e, principalmente, em nossa cidade, proporcionado a oportunidade de amadurecimento do escritor e abrindo novas oportunidades profissionais.

Foto3

Apoiam as ações do Coletivo Multicultural: Vidraçaria Busato, Caixa Econômica Federal ,             Óptica Pampa, CAAL, CAAL Centro Comercial, Óptica Vip, Izolan Calçados, Banriponto Caixeral, Borracharia e Vulcanizadora Caverá, Parceria Armas, UNIMED, Laboratório Luiz Fernandes, AOT – Alegrete Ortopedia e Traumatologia, Dr. Erasmo Guterres Silva,     Equipcar Acessórios,         Odonto Excellence, Construtora Sotrin, Escritório de Contabilidade AMA e Toscani, Eletrônica Borba, Fhonter Contabilidade,  Dr. Alexandre Alves, O Nosso Guia, Pop Center, Casa de Ré, Eroni Estúdio Fotográfico  e Lúcia Loebler Contabilidade e Perícias.