Falta de professores impede o início de atividades em creche no Passo Novo

Desde 2012 o IFF (Instituto Federal Farroupilha) conta um local próprio para funcionamento de uma unidade básica de ensino infantil. O prédio está pronto. Salas bem amplas, recentemente pintadas, e um ótimo espaço externo . O prédio, que antes funcionava como casa do servidor, passou por reformas em 2010, e no momento está adaptado para funcionar no local uma creche, que atenderia uma demanda antiga da comunidade do Passo Novo (2º Distrito de Alegrete), já que a região não conta hoje com um local de ensino básico infantil. A creche atenderia crianças de até 4 anos de idade, maternal 1 e 2 . Segundo a pedagoga Juliana Warth e a técnica de laboratório Daiane Franchesca Senhor, foram feitas tratativas com a Prefeitura Municipal de Alegrete a fim de firmar um convênio com o município para que a creche pudesse entrar em funcionamento, já que não é de competência da União oferecer vagas, mas sim do município. O instituto entraria, então, com o prédio e a prefeitura com os professores. 
No entanto, até o presente momento o prédio se encontra desativado. As tratativas foram feitas em 2012. De lá para cá, o funcionamento da creche ficou só no papel. Segundo a diretora do IFF Ana Paula Ribeiro, a prefeitura não conseguiu ainda atender a solicitação pela dificuldade de remanejamento e falta de profissionais. O convênio não foi assinado ainda. A diretora destacou que por se tratar de um tema tão sério, como ensino infantil, é necessário que tudo esteja bem definido para que se dê início às atividades. 
O portal Alegrete tudo tentou várias vezes falar com o secretário de Educação do município sobre o assunto, mas não conseguiu.
IMG_0570 IMG_0569 IMG_0582 IMG_0576 IMG_0573
IMG_0580
 
Fotos: Johnny Salbego