Fique atento às exigências da Justica Eleitoral para votar nesta eleição

Em razão da pandemia da Covid-19, a Justiça Eleitoral neste ano de 2020 fez algumas recomendações,  até então, inéditas para os eleitores na hora de ir às urnas neste domingo(15).

 

Uma das mudanças é o uso obrigatório da máscara para todos os eleitores. Quem não estiver de máscara pode ser impedido de votar e, não é procedente a informação de que o cartório eleitoral estaria distribuindo máscaras. Cada eleitor deve ir com a sua, assim como, para evitar a disseminação do vírus, a Justiça Eleitoral recomenda que cada um tenha sua própria caneta.

Caso o eleitor não leve, haverá uma para uso coletivo, e os mesários serão orientados a higienizá-las com álcool 70% antes e depois do uso.

Colisão envolve dois veículos em semáforo da General Sampaio

O eleitor deve levar também um documento oficial com foto (como carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação) e o título de eleitor ou o e-Título, aplicativo disponível para celulares e tablets com sistemas operacionais iOS ou Android.

Segundo o Tribunal de Justiça Eleitoral, nos locais de votação é importante que as pessoas atentem em relação às orientações sobre o distanciamento mínimo de um metro na fila.

Proibidos

Segundo a legislação eleitoral, é proibido divulgar propaganda de partido político ou de candidatos no dia da votação e servidores da Justiça Eleitoral também não podem utilizar vestuário ou objeto com propaganda de partidos, coligação ou candidato.

Detento, com tornozeleira eletrônica, compra cavalo roubado por 600 reais

Também são proibidos o uso de alto-falantes, comício, carreata e derrame de santinhos ou outro material impresso próximo aos locais de votação.

Já a manifestação individual com uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas pelos eleitores é permitida.

Passo a passo para votação (normas do TSE) 

1) Entre na seção eleitoral e fique na frente da mesa;
Mostre seu documento oficial com foto em direção ao mesário;

2) Após o mesário ler em voz alta o seu nome, confirme que é você;

3) Guarde o documento;

4) Limpe as mãos com álcool em gel;

5) Assine o caderno de votação (a recomendação é que use sua própria caneta);

6) Se precisar do comprovante de votação, solicite ao mesário;

7) Quando a urna for liberada, dirija-se à cabine de votação;

8) Digite os números dos candidatos;

9) Na saída, limpe as mãos com o álcool em gel novamente.