Galpão da Praça

Com uma decoração tipicamente gaúcha, objetos históricos, peões e prendas fazem do local um espaço ímpar durante os Festejos Farroupilhas em 2014 em Alegrete.
Integrantes de todos os CTGs de Alegrete, cada dia se encarregam da programação do galpão.
Comidas típicas, como o bolo frito, música gaúcha e jogos de truco envolvem a gauchada que está passando pela Praça e dá uma chegadinha no Galpão.
DSCN3483
Zilmar Macedo, um dos que coordena o espaço, mostra em detalhes alguns objetos históricos que decoram o local.
DSCN3482
Com o primeiro modelo de batedeira de fazer massa, a bacia e jarra de porcelana, máquinas de costuras, ferros de passar roupa à brasa, lamparinas etc. Também acontece uma exposição de roupas típicas, além das antiguidades.
Primeiro modelo de batedeira
DSCN3480
Erguido pela Prefeitura de Alegrete ao lado do Monumento ao Expedicionário, o Galpão da Praça, abriga atrações artísticas e culturais durantes a Guarda da Chama Crioula.
DSCN3478
A Guarda da Chama é exercida, alternadamente, pelas entidades tradicionalistas e seus piquetes, que se responsabilizam também pela organização de invernadas, declamações, trovas e apresentações musicais, que acontecem diversas vezes ao longo do dia. No interior do galpão, também acontece uma exposição de roupas típicas, além de antiguidades, como máquinas de costura, ferros à brasa, chaleiras, lamparinas, dentre outros.
Tradicional Jogo de TrucoDSCN3474
Além das entidades responsáveis pela Guarda da Chama, outras também vão até o local para participarem das atividades ou para confraternizarem entre si nas rodas de chimarrão e culinária típica. “Por ser um local privilegiado, o galpão recebe os visitantes que queiram conhecer um pouco do que nossa cultura tem a oferecer como atrativo”, resume o secretário de turismo, esporte e lazer, Rafael Souza.
DSCN3473
Fotos: Vera Soares Pedroso