Gasolina com novo padrão chegará aos postos de combustíveis, de Alegrete, a partir deste mês

A partir desta segunda-feira (3), toda a gasolina vendida em Alegrete assim como nas demais cidades brasileiras terão que seguir novas especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP)que melhoram o rendimento dos veículos.

A expectativa, porém, é que a melhoria da qualidade tenha impacto no preço do combustível. As novas especificações foram definidas pela ANP anda em janeiro deste ano. No entanto as novas regras estipulam uma massa específica mínima e um valor mínimo de octanagen RON (sigla em inglês para número de octanas pesquisa).

Na primeira fase das mudanças, que entram em vigor nesta segunda, o valor mínimo de RON será 92. Em janeiro de 2022, o número é elevado para 93, mais próximo dos 95 vigentes na maior parte dos países europeus.

Segundo nota emitida pela ANP, essas novas especificações aprimoram a qualidade da gasolina brasileira, proporcionam maior eficiência energética, melhorando a autonomia dos veículos pela diminuição de consumo, e viabilizam a introdução de tecnologias de motores mais eficientes, com menores níveis de consumo e emissões atmosféricas.

A Petrobras, maior produtora de gasolina no Brasil, havia informado no final de junho que já estava preparada para abastecer o mercado com as novas regras.

Segundo a estatal, a melhora na qualidade vai permitir redução de 4% a 6% no consumo por quilômetro rodado e que a nova especificação melhora o desempenho do motor, a dirigibilidade e o tempo de resposta na partida a frio, além de manter aquecimento adequado do motor.

As distribuidoras terão ainda dois meses para se adequar, e os postos três meses. O  prazo tem por objetivo permitir “o escoamento de possíveis produtos comercializados até o dia 2 de agosto ainda sem atender integralmente às novas características”, conforme a ANP.

Júlio Cesar Santos                    Fonte: ANP                      Foto: Jorge Moraes