Esta iniciativa tem como objetivo acolher crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, proporcionando um espaço de apoio e desenvolvimento.
A reportagem do PAT conversou com Nelson Assumpção dos Santos, presidente do CEPAL, que idealizou o grupo, coordenado por Jaqueline Copetti. Nelson explicou que as crianças recebem 50 minutos de estímulo, ressaltando a satisfação de ver o retorno das crianças ao local. “Aqui ocorre uma entrega de corpo e alma”, afirmou. O grupo, que já tem 1 ano e 10 meses de atuação, conta atualmente com 19 voluntários e atende 28 crianças em sessões realizadas pela manhã e à tarde, de segunda a quinta-feira.
Projeto Escolha das Profissões aprofundou abordagens sobre o futuro profissional
Todos os envolvidos no AMA se dedicam por amor, independentemente de sua formação profissional. Cada voluntário passa por capacitação, e o trabalho é realizado de forma multidisciplinar, com dedicação, paciência e empatia.
Jaqueline observa a evolução de muitas crianças que, ao chegarem, tinham dificuldades de socialização e agora participam inclusive de confraternizações, um aspecto que a emociona. Tanto ela quanto Nelson destacam a importância da família no processo de atendimento, enfatizando a necessidade de continuidade em casa e o compromisso das famílias em manter a frequência nos horários e dias agendados.
Olhar solidário de populares salva mulher em situação de risco na ponte do Caverá
O grupo é inclusivo, permitindo que todas as crianças, independentemente de suas condições financeiras ou local de residência, possam participar. Embora o AMA tenha proporcionado muitas oportunidades de desenvolvimento, ainda enfrenta limitações relacionadas a equipamentos, uma vez que tudo é mantido por meio de trabalho voluntário e doações. Por essa razão, o grupo faz um apelo por doações de materiais que possam auxiliar nas atividades.
Os itens necessários incluem entre outros produtos de academia e jogos didáticos específicos. Entre os materiais solicitados estão:
Steps grandes e pequenos
Colchonetes
Caneleiras de 1 ou 2 kg
Halteres ou kettlebell de 0,5; 1 e 2 kg
Cones pequenos e grandes
Chapéu chinês
Bambole
Escada de agilidade
Jogos pedagógicos específicos
Mesinhas intermediárias (crianças de 5 a 7 anos)
Ventilador de pé
Quebra-cabeça de madeira
Impressões de folhas de atividades
As doações podem ser feitas diretamente no CEPAL ou por meio de transferência via PIX pela chave 55996442567 em nome de Jaqueline Copetti. A colaboração da comunidade é fundamental para a continuidade do trabalho do AMA e para que mais crianças que são atendidas, até 12 anos, possam receber o estímulo necessário. Para mais informações sobre as doações, a comunidade pode entrar em contato com Jaqueline (55) 99644-2567 ou Nelson (55) 99948-2663.
O trabalho realizado pelo Grupo AMA demonstra como a solidariedade e a colaboração podem fazer a diferença na vida de crianças com TEA e suas famílias, permitindo que mais pessoas se beneficiem dos serviços oferecidos.