Hospital de Porto Alegre registra surto de coronavírus; são 25 funcionários com a doença

Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde de Porto Alegre identificou o surto. Do total de confirmados, 13 retornam ao trabalho por já terem cumprido o período de quarentena, uma pessoa está internada.

Hospital Santa Ana, de Porto Alegre, divulgou, nesta quinta-feira (4), que foi confirmado pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Capital, um surto de coronavírus na instituição. Ao todo, são 25 profissionais que tiveram diagnóstico positivo para a doença, após a realização de testes.

Até a quarta (3), 24 profissionais estavam em isolamento domiciliar e um segue internado em um hospital da Capital. Do total de casos confirmados, 13 retornam ao trabalho entre esta quinta e o domingo (7) por já terem cumprido o período de quarentena.

O hospital informou, por meio de nota, que outros funcionários estão sendo testados, mas que isso não vai comprometer o funcionamento regular da unidade de saúde. (leia a nota completa abaixo)

De acordo com a instituição, 49 foram afastados por medida de precaução, mas nem todos são da equipe assistencial.

O Hospital Santa Ana (HSA), é mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC) e tem 500 funcionários.

Entre os pacientes, o hospital informou que, desde o início da pandemia, atendeu apenas dois casos confirmados, em 29 de maio e 2 de junho. Porém, seguindo o Plano de Contingência da Secretaria Estadual da Saúde, foram encaminhados para outra unidade hospitalar de Porto Alegre, já que o Hospital Santa Ana não recebe pacientes Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde informou, também por meio de nota, que acompanha o caso desde a comunicação do surto pela instituição. “O órgão municipal, através da Vigilância em Saúde, monitora e orienta as instituições além de rastrear os casos identificados para a contenção de surtos identificados”.

Hospital é mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC) — Foto: Reprodução / RBS TV

Hospital é mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC) — Foto: Reprodução / RBS TV

Nota do hospital

A Gestão do Hospital Santa Ana (HSA), mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC), comunica, de forma a manter sua conduta de transparência, que a instituição passou por um surto de coronavírus, diagnosticado pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde de Porto Alegre. Ao todo, 25 profissionais – de um total de 500 em toda a instituição – tiveram a confirmação para covid-19, após a realização dos testes. Outros estão passando por testagem, mas sem que isso comprometa o funcionamento regular da unidade de saúde. Aqueles sintomáticos têm sido afastados, como medida de precaução. Do total de 49 afastados, nem todos são da equipe assistencial.

Medida de segurança

Como forma de proteção aos pacientes e aos demais funcionários, estão sendo seguidas as medidas solicitadas pela Vigilância Sanitária, além das que o Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho do HSA tem em protocolo previamente estabelecido. Neste dia 3 de junho, 24 profissionais estão em isolamento domiciliar e um está internado em hospital da Capital. Destes, 13 retornam ao trabalho entre amanhã (4 de junho) e domingo (7 de junho), por já terem cumprido o período de quarentena.

Sobre os pacientes

Entre os pacientes, desde o início da pandemia, houve dois casos confirmados, em 29 de maio e 2 de junho. Porém, seguindo o Plano de Contingência da Secretaria Estadual da Saúde, foram encaminhados para outra unidade hospitalar de Porto Alegre, visto que o Hospital Santa Ana não recebe pacientes covid-19. Hoje, dia 3 de junho, o HSA está com dois casos suspeitos em área isolada. O boletim diário pode ser consultado neste link https://www.aesc.org.br/coronavirus/santa-ana/#status-diario.

Ação preventiva

A AESC provê equipamentos de proteção individual a todos os profissionais do Hospital Santa Ana e demais unidades de saúde da mantenedora, além de promover capacitação permanente e orientação para o uso adequado desses recursos. Qualquer informação à imprensa a respeito da presente situação poderá ser obtida diretamente com a Comunicação Corporativa da AESC.