Preços das novas identificações custam R$320,00 para carros e R$160,00 para motos, segundo Alexandre dos Santos, do Despachante Rocha. O valor anterior para placas de carros era 90 reais e de moto 45 reais.
No último dia 20, foi o primeiro dia de emplacamento em Alegrete. É que a exigência passou a valer no Estado. Foram abertos 7.308 processos para as novas placas de carros no primeiro dia, de acordo com o Detran-RS. Alexandre disse que a reclamação dos valores é geral. Ele também comentou que no município, ainda, não tem fábrica autorizada e o pedido tem que ser feito para Uruguaiana. “Recém começou a normalizar o trabalho porque devido à falta de matéria prima em Alegrete, a solução foi encomendar da cidade vizinha. Em caso de transferência, como o Fusca, por exemplo, a documentação tem o custo de 340 reais e o emplacamento de 320 reais” – citou.
Na quinta-feira foram quatro veículos emplacados com a nova placa padrão do Mercosul. Desde as primeiras horas da manhã, todos os veículos que precisaram trocar o acessório ou serem emplacados, receberam os novos modelos.
Conforme o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), dos 314 estampadores no Rio Grande do Sul, 142 estão aptos a trabalhar com as placas padrão Mercosul.
Serviço
Casos em que a placa no padrão Mercosul é obrigatória:
- Veículos zero-quilômetro
- Quando a placa for roubada, furtada, perdida ou avaria
- Em caso de transferência de município ou de dono