Inspeção regulariza mais uma agroindústria em Alegrete

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Secretaria de Agricultura e Pecuária da Prefeitura  está cada vez mais atuante na busca da garantia de qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal oriundos das agroindústrias locais. Esse trabalho está ajudando a desenvolver muitos estabelecimentos do município, garantindo emprego e renda.

Como mais um exemplo de desenvolvimento das agroindústrias do município, destaca-se a Queijaria Conquista, localizada no subdistrito do Durasnal. O estabelecimento, de propriedade de Juarez e Leila Marchezan, é uma nova referência em qualidade de produtos inspecionados pelo SIM. Desde o último dia 19 de março, foi entregue o Alvará Sanitário provisório.

Queijaria Conquista recebe o alvará provisório

De acordo com sócia proprietária, Leila Marchezan, que coordena os trabalhos da agroindústria, atualmente a produção dos queijos coloniais ainda é pequena, mas a expectativa é ampliar ainda mais a comercialização. “Por enquanto estamos vendendo produtos somente na Casa do Produtor, mas com a adequação à legislação, futuramente pretendemos aumentar a produção, já visando novos mercados”, comenta.

Para o coordenador do SIM, o médico veterinário Gabriel Nunes Charão, é importante que cada vez mais produtores procurem o Serviço de Inspeção Municipal a fim de regularizar sua situação, adequando-se às exigências legais. “O exemplo de mais esta empresa mostra que o pequeno produtor está se conscientizando de que é preciso se adequar à legislação sanitária, bem como investir em melhorias para o seu negócio. Assim estará agregando mais valor aos seus produtos e ampliando seu mercado consumidor”, explica.

Atualmente, o SIM inspeciona 37 estabelecimentos, sendo três com registro no Serviço Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e dois em processo de adesão.