Lançamento do 40º EFIPAN, em Porto Alegre, alimentou o sonho da Vila Olímpica e reverenciou Toninho Fagundes

O lançamento da 40º Encontro de Futebol Infantil Pan Americano, ocorreu na noite da última sexta-feira (6), no Galpão Crioulo do Parque Gigante.

Mais de 160 convidados prestigiaram o ato marcado por homenagens aos pioneiros da Vila Olímpica do EFIPAN.

A presença de lideranças e de alegretenses abrilhantou uma noite especial no quarentão encontro de futebol infantil. Em 2020 , a competição comemora 40 anos, e quer projetar a sua Vila Olímpica.

O prefeito em exercício, Cléo Severo Trindade, vereadores Celeni Viana, Luciano Belmonte e Rudi Pinto e representando o Esporte e Lazer do município, Jeferson da Rosa.

Pesos pesados do governo federal, General Décio Brasil, Secretário Nacional de Esportes; coronel Ronaldo Lima, secretário de futebol e Adenir Kniphoff, o maior projetista esportivo do Brasil e do Mundo, ilustraram uma lista de anfitriões que prometem erguer a Vila Olímpica em Alegrete.

Uma turma da Casa do Alegrete, marcou forte presença no lançamento do evento esportivo. O cerimonial da noite coube ao alegretense, narrador esportivo, professor e advogado especialista em direito esportivo, Geraldo Andrade. O músico do canto alegretense Bagre Fagundes prestigiou a solenidade. O professor, economista e desportista Paulo Renato Rodrigues, foi outro destaque da festa.
A noite ainda reservou belas homenagens  àqueles que ajudaram e ajudam construir a história do Efipan: Breno Pinheiro Prates, criador do evento nos anos 80; Deputado Federal Afonso Motta, Adão Vilaverde, Cleber Xavier,

Ainda foram homenageado: Unipampa, Prefeitura de Alegrete; Paulo Roberto Falcão, Renato Lima (Tia Joana) presidente Noveletto (FGF), Ronaldo Lima, secretário de futebol e General Décio Brasil, Secretário Nacional dos Esportes.

O eterno presidente rubronegro, Toninho Fagundes, deu as boas vindas aos convidados e falou do sucesso do evento. Lembrando detalhes desses 40 anos, disse que o sonho da vila olímpica está virando realidade com a grata parceria com a Unipampa.

Bastante aplaudido, também, Aldenir Knipoff, o maior projetista está engajado no projeto da Vila Olímpica. O prefeito em exercício Cléo Trindade, elogiou a trajetória de Toninho Fagundes, e fez o convite para a abertura do Efipan dia 17 de janeiro, e também divulgou a 41ª. Campereada Internacional de Alegrete que acontecer a partir de 1º. de fevereiro.


O General Décio Brasil, Secretário Nacional de Esportes, fez um pronunciamento em que procurou identificar sua ligação com Alegrete quando prestou serviço militar no 12º. Batalhão de Engenharia logo que saiu da Academia Militar.

O general Brasil afirmou que, como Secretário Nacional de Esportes, tem por obrigação participar desse tipo de iniciativa e elogiou o espírito do Efipan como projeto de esporte e inclusão social. Palavras ditas pelo general Brasil entusiasmaram o grupo presente, quando afirmou que o projeto da Vila Olímpica do Flamenguinho está sendo visto com muito carinho e que fará o que for possível dentro do que estiver ao alcance da Secretaria dos Esportes.
O Secretário Nacional de Futebol, coronel Ronaldo Lima, é o padrinho do projeto da Vila Olímpica. “Muita honra para mim essa designação”,comentou.
O Secretário Estadual Adjunto de esportes referiu-se ao Efipan como espelho para todo o Brasil. É no Efipan onde tudo começa, completou.O mentor do Efipan, Breno Pinheiro Prates, ao receber a homenagem, lembrou os que ombrearam com ele a ideia e disse que Toninho Fagundes merece uma estátua por sua loucura. “Foi uma loucura que a sociedade de Alegrete quis fazer junto”. Alegrete, através do Efipan, entrou no mundo. Uma baita história, reforçou Breno Prates. Mas tarde, a ideia da estátua a Toninho seria compartilhada também por Rui Fabres, ao destacar a atuação da Casa do Alegrete.
O lançamento do Efipan na Capital foi oportunidade de um grande reencontro dos alegretenses que residem na Capital com seus conterrâneos, em nome do esporte.

Júlio Cesar Santos                    Fonte e Fotos: Alair Oliveira Almeida

Compartilhe
  • 200
  •  
  •  
  •  
  •  
    200
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *