Liminar garante chapa II na disputa para presidência do CEA

A eleição no CEA, diferente de outras disputas, este ano terá duas chapas concorrentes. E, como não houve consenso prévio entre os concorrentes, a chapa II afirma ter sido desqualificada da eleição por motivos legais. A decisão, segundo Hélvio Brites da Silva, candidato de oposição, teria sido amparada em parecer jurídico de advogado contratados pela entidade. Confira a nota enviada ao Portal Alegrete Tudo.

IMG-20151125-WA0053

 

A Chapa II, vem a público informar a todos que, de acordo com as regras previstas no Estatuto do CEA/CDL de Alegrete, realizou sua inscrição para concorrer nas Eleições de Diretoria para o biênio 2016/2017, no dia 13/11/2015. Apesar do curto prazo para o dia das eleições (30/11/2015), fomos surpreendidos com uma convocação pelo Conselho Superior da Entidade para uma reunião no dia 20/11/2015, sexta-feira, às 17 horas, quando fomos informados por este Conselho que, após terem sido convocados pelo Presidente da Casa, fizeram uma reunião em que lhes foi apresentado um parecer jurídico, assinado por advogado contratado pelo próprio CEA/CDL, onde este apontava pontos a serem retificados em nossa chapa.

Baseados neste parecer, o Conselho tomou a decisão de desabilitar sumariamente nossa chapa e sugeriu que os dois candidatos a Presidente das chapas, se reunissem e, caso houvesse entendimento entre as partes, o Conselho poderia se reunir novamente e rever a decisão.

Em respeito ao Conselho, nosso representante-candidato aceitou o convite, deixando clara sua posição de que lutaria pelo direito de concorrer democraticamente, através do voto dos associados e fazer valer o que está previsto no Estatuto.

Nesta reunião, ficou clara a posição distinta de cada, onde a Chapa I posiciona-se contra a realização de eleições, que deveria ser chapa única, por consenso. Não houve acordo e entramos novamente na disputa, através de uma liminar judicial, que nos devolveu este direito.

Esclarecemos que este trabalho representativo de classe não é remunerado e que, dentro do espírito associativista, nos dispomos a representar as Empresas do Alegrete, buscando melhores condições de trabalho e maior competitividade para melhor atender nossos clientes e a nossa comunidade.

É com este espírito que buscaremos, com todas as nossas forças, concorrendo voto a voto, fazer valer a democracia e levar os empresários alegretenses em busca de um mesmo ideal.

 

Helvio Brites da Silva

Candidato à Presidência

Chapa II