A ação de abigeatários na sexta-feira Santa, no Rincão do Tigre, em Pinheiro Machado, teve forte repercussão entre os alegretenses, especialmente entre os amigos do proprietário, Raul Soares de Abreu. A matança dos animais no dia santo, contribuiu para o fato ganhar contornos ainda mais chocantes. Foram 23 ovelhas pretas de um rebanho especial da propriedade que foram carneadas. Todos os animais estavam prenhes e os abigeatários deixaram apenas as vísceras no local.
O proprietário, que tem laços comerciais e muitas amizades com o povo de Alegrete, se mostra inconformado e desiludido com a frequência com que esses ataques tem ocorrido aos proprietários da região. Somente nas últimas semanas, foram quatro abigeatos. Raul, diz que sente-se impotente diante desse quadro de desproteção dos produtores rurais.Ele lembra que seu avô teve que vender a propriedade devidos aos roubos. Foram mais de 1300 ovelhas e 356 reses em 10 anos, além de arames queimados e casa saqueada. Essa propriedade era em Jaguarão Grande ao lado de um assentamento.
Além dos animais abatidos, a casa da propriedade de Raul, também foi arrombada. Os ladrões levaram diversos objetos, mais o intento deles era encontrar arma de fogo. As imagens postadas nas redes sociais recebeu centenas de compartilhamentos e comentários indignados pela forma agressiva como ocorreu, além do prejuízo e, pela provável falta de identificação e punição dos responsáveis.
Fotos: Raul Soares de Abreu