Mesmo com bandeira vermelha, comércio de Alegrete segue aberto nesta quarta-feira

Conforme contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, nesta quarta-feira(17), o comércio de Alegrete vai abrir de acordo com o Decreto em vigor, bandeira laranja. Todas às medidas e cuidados devem ser mantidos de forma ainda mais rigorosa para evitar o aumento de casos e a proliferação do vírus.

Já na manhã de quarta-feira, às 8h, o Prefeito Márcio Amaral vai esclarecer em uma coletiva de imprensa todas as dúvidas e o que está sendo realizado até o momento para tentar reverter a situação no Município. Somente nesta terça-feira, dois pacientes curados foram liberados da ala Covid-19 em Alegrete. Mas, até então, a informação é de que o comércio vai abrir. Muitos empresários, lojistas e comerciantes estão confiantes, acreditam que possa ter uma forma de reverter a bandeira e Alegrete permanecer na laranja, mesmo diante do pronunciamento do Governador Eduardo Leite, nesta tarde.

O governador Eduardo Leite falou sobre a revisão das bandeiras vermelhas atribuídas às regiões de Santa Maria e de Santo Ângelo. Após ouvir argumentos dos prefeitos dessas regiões, o Piratini coloca essas zonas novamente sob a bandeira laranja, que aponta risco médio e permite que o comércio e a indústria, entre outros setores da economia, permaneçam abertos, respeitando uma série de medidas de segurança.

A zonas de Uruguaiana e da Serra não conseguiram apresentar indicadores para reverter o quadro de bandeira vermelha e continuam com o nível de restrição mais elevado.

O anúncio do governo ocorre após o clima beligerante entre o Piratini e os prefeitos das quatro regiões que receberam a bandeira vermelha na última atualização. Na segunda-feira (15), as partes se reuniram para tentar chegar em acordo após integrantes das áreas da Serra e da Fronteira Oeste contrariar a determinação do governo estadual.

O governador explicou que a área de Santa Maria conseguiu a revisão graças à inclusão de sete novos leitos de UTI que não estavam na última atualização do modelo estadual. Na região de Santo Ângelo, a estabilização de internações ajudou na mudança do cenário.

Leite também anunciou que o Estado vai mudar o formato de atualização do modelo de distanciamento controlado contra o coronavírus. Agora, os dados que servem como base para o sistema de bandeiras serão agrupados na quinta-feira, consolidados na sexta-feira e enviados aos municípios, que poderão contestar a posição do governo. Em seguida, o gabinete de crise se reunirá às segundas-feiras para avaliar as alegações. Depois dessa fase, a atualização do modelo será fechada e valerá a partir de terça-feira.