Morreu Nero Vaz Goulart, o comerciante das bolachas torradas que levam seu nome

IMG-20141226-WA0044

O comerciante de 80 anos, não resistiu aos problemas de saúde que se agravaram nos últimos meses e faleceu na manhã do dia 26, em Santa Maria. Ele pode não ter sido o criador das conhecidas bolachas torradas, mas foi com ele que ganharam nome -“bolachas do Nero”.
O formato folhado e o sabor inconfundível fazem dessa preciosidade um patrimônio da nossa gastronomia. Os historiadores, ouvidos pela nossa reportagem não souberam precisar, mas apontam possivelmente a Padaria Suarez, como a precursora na comercialização das bolachas.
Estabelecido na Andradas, 217, desde 1976, o Panifício Goulart, ou simplesmente Padaria do Nero tornou-se, nas últimas décadas, parte da vida dos alegretenses. Um dos funcionários mais antigos da casa, Valdecir Nascimento, diz que o feitio da bolacha não tem segredo. Basicamente, farinha, fermento, gordura e várias passagens da massa pelo cilindro para dar o formato de gaita ou o estilo folhado. O hábito de consumir o produto está tão arraigado à nossa cultura, que muitos pais levam grande quantidade para os filhos que estudam fora.
Com o passar dos anos, as “bolachas do Nero” passaram a ser confeccionadas por outros estabelecimentos e, hoje são poucas as empresas do ramo que não as produzem.
Nero Vaz Goulart, havia ficado viúvo de Neiva da Cunha Vaz, falecida em Junho deste ano. O corpo do comerciante está sendo velado na capela da Angelus, na rua Daltro Filho e o sepultamento será neste sábado (27), às 10 horas, no Cemitério Público Municipal.