Morreu o centenário David da Silva Zacarias

Morreu na tarde de ontem(12), David da Silva Zacarias, aos 100 anos. Ele estava hospitalizado na Santa Casa de Alegrete.

Em junho deste ano, a reportagem do PAT fez uma entrevista com o centenário, em uma festa surpresa organizada pela família. Ele foi carreteiro, capataz de estância e colheu arroz com foice. Sempre foi agropecuarista e ainda tem a propriedade da Boa União, hoje arrendada por um sobrinho. Também foi um dos fundadores do C.T.G Sentinela do Ibicuí.

Natural de Alegrete, o centenário viveu até os 70 anos no interior, na localidade do Mariano Pinto, onde por 65 anos dividiu todas as alegrias, conquistas e dificuldades com a esposa, Oswaldina Goulart Zacarias, falecida há mais de 30 anos. O casal teve oito filhos e atualmente Zacarias tem 16 netos e 15 bisnetos.

Os familiares destacaram, à época, que as décadas não tinham muito peso na vida do ancião. Apesar de algumas limitação impostas pela idade, ele era muito ativo. Adorava limpar o pátio da casa, com um capricho invejável. Cuidava das flores, e tinha como hábito revisar todas as noites as janelas e portas.

Outro detalhe que foi destacado por uma das netas é que a memória era muito boa, Zacarias, nunca esqueceu senhas de banco e questões financeiras sabia tudo e lembrava de tudo.

No dia da comemoração do seu aniversário, ele foi convidado para ir a um almoço, na casa de uma das  filhas.

“Um ótimo pé de valsa, o alegretense e a esposa “desfilavam” pelos salões. A todos que tinham o privilégio de vê-los dançar se encantavam. O casal dançava lindamente, era de parar o salão. Daiane ressaltou que tinha a certeza, no dia da festa ele não deixou de dar o seu “show”. Vê-lo aos 100 anos dançando chote carreirinha com minha tia… nossa! Foi lindo demais. Suas limitações simplesmente sumiram, parecia que ele flutuava, era felicidade pura!- sintetizou.

As últimas homenagens a David da Silva Zacarias ocorreram na Funerária Angelus.

 

Flaviane Antolini Favero