Motoristas do transporte escolar realizam formação humanizada para atender pessoas com deficiência

Motoristas do transporte escolar municipal em curso na APAE sobre condução de pessoas com deficiência
 
Nesta quinta-feira (03), foi realizada uma formação para 10 motoristas do transporte escolar da rede municipal de ensino para o transporte adequado de pessoas com deficiência. A formação, que foi promovida pela Escola Paul Harris – APAE em parceria com a Prefeitura do Alegrete, através do Núcleo de Educação Inclusiva e Diversidade da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), foi ministrada por dois fisioterapeutas da APAE e contou com a participação da Associação dos Familiares e Amigos dos Deficientes (AFAD).
Com o tema “O cuidado na condução humanizada das pessoas com deficiência”, a formação deu orientações de como auxiliar pessoas com deficiência que tenham qualquer tipo de deficiência, como visual, motora ou física, auditiva, mental ou múltipla. O manejo com passageiros idosos também foi abordado na formação. Além da teoria, os instrutores também simularam algumas situações que poderiam ser vividas na prática pelos motoristas no cotidiano do transporte escolar.
A diretora de Educação da SMEC, Graciela Beviláqua, ressaltou a importância da formação, lembrou que a proposição da atividade surgiu dos próprios motoristas. “Os motoristas têm um trabalho muito importante e comprometido na condução dos nossos alunos da rede municipal de ensino. Esta formação é muito importante para que possamos qualificar ainda mais nossas ações”, comenta.