Movimento que antecede Dia dos Pais gera expectativa de boas vendas no comércio de Alegrete

Setor não funciona há dois sábados, mas o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decidiu liberar a abertura suspendendo o lockdown com a justificativa de fomentar a economia na cidade.

Após dois finais de semana seguidos de lockdown educativo, com objetivo de conter as aglomerações em parques, praças e no comércio, neste final de semana que marca o Dia dos Pais não haverá lockdown na cidade.

 

A decisão foi depois de uma reunião na noite da última terça-feira(04), entre o Prefeito Márcio Amaral e o Comitê Municipal de Combate à pandemia do novo coronavírus.

Tão logo foi tomada a decisão, a reportagem entrou em contato com o presidente do Sindilojas, Roberto Segabinazzi, que avaliou o momento. “A comunidade tem que ter consciência e muita responsabilidade. Saiam para comprar e retornem para casa”, comentou Segabinazzi.

Segundo ele, é importante o trabalho e o consumo desde que as pessoas se conscientizem em meio à pandemia de evitarem aglomerações. Confiante de que vai haver um entendimento da população, ele orientou os lojistas a incrementarem ainda mais os cuidados seguindo os protocolos exigidos para prevenir a Covid-19.

Roberto espera que não ocorra muita circulação ocasionando aglomerações no final de semana. “Sair com objetivo bem definido ir e vir sem muita circulação. “Não é necessário levar as crianças, lembrem-se pior é o comércio fechado”, ponderou o presidente do Sindilojas.

Em relação ao volume de vendas, Roberto ressalta a esperança de bom volume já que o início do mês gira um bom dinheiro no comércio e a expectativa é de reação com a data que comemora o Dia dos Pais.

Por conta da comemoração, no segundo domingo do mês, é esperado um aumento no número de clientes, no comércio. Haverá ainda o pagamento de salários, que tradicionalmente ocorre no quinto dia útil, por isso existe uma preocupação do Comitê que pede aos lojistas reduzir possíveis aglomerações, como parte do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

As demais recomendações para prevenção da Covid-19 devem ser cumpridas rigorosamente, como a limitação do número de clientes e distanciamento social, disponibilização de álcool em gel ou lavatórios para as mãos em locais de fácil acesso, limpeza e higienização contínua de objetos e superfícies, principalmente máquinas de cartão, entre outras.

Para o presidente do Centro Empresarial Francisco Pedroso, só a possibilidade do comércio abrir gerou um alívio aos comerciantes. Faltando pouco para o Dia dos Pais, o comércio já vive a expectativa da data comemorativa, considerada a terceira melhor do ano para vendas, ficando atrás apenas do Natal e Dia das Mães. O movimento no início desta semana garante uma previsão de boas vendas.

O otimismo dos empresários tem uma explicação: ninguém deixa a data passar em branco. Independente do valor do presente, os filhos não abrem mão de comprar uma lembrança carinhosa para os pais. Após uma pesquisa de preços, é possível adquirir algo atrativo por um valor justo, como roupas, acessórios, ferramentas e calçados. “Em tempo de crise, o consumidor está aprendendo a economizar e a encontrar alternativas que cabem no seu bolso” ressaltou o presidente.

Júlio Cesar Santos                                               Fotos: PAT