Multa para quem não usar o cinto de segurança na cidade

A Guarda Municipal de Trânsito de Alegrete estará multando os motoristas que estiverem dirigindo sem o uso do cinto de segurança.  A infração é válida desde 1997, e agora será cobrada em forma de multa, para todos que desrespeitarem a lei

O secretário de segurança e cidadania de Alegrete, Luís Cláudio Maglioli em visita ao Portal Alegrete Tudo nesta quarta-feira (3), confirmou que a partir de agora será cobrado o uso obrigatório do uso de cinto de segurança no trânsito alegretense.

DSCN8902

Na oportunidade o secretário disse que desde 1997, uma resolução do Código Brasileiro de Trânsito obriga o uso do equipamento de segurança. A cobrança do uso é obrigatória para todos os tripulantes do veículo. Sujeito a multa quem desobedecer a lei. O diretor explica que a multa é de R$ 127,61- infração grave, com 5 pontos na carteira. “Cada pessoa sem o cinto no carro corresponde a uma multa”, comenta Maglioli.

DSC07215

Conforme as blitzes, o secretário disse que as ações vão continuar normalmente. Inclusive os pontos da Balada Segura serão intensificados no perímetro urbano, além das barreiras em avenidas da cidade. De acordo com o secretário, as multas de motoristas dirigindo com o uso de celulares corresponde a 25% das infrações notificadas pela Guarda Municipal em Alegrete.

 

Desde a véspera do feriado, a fiscalização de motoristas sem o cinto de segurança está intensificada em Alegrete. De acordo com o CBT a multa para motorista pego falando ao celular é de R$ 85,13 – infração média com 4 pontos na carteira.

O cinto de segurança é um dispositivo simples que serve para proteger sua vida e diminuir as conseqüências dos acidentes. Ele impede, em casos de colisão, que seu corpo se choque contra o volante, painel e pára-brisas, ou que seja projetado para fora do carro.

DSC07212

Em uma colisão de veículos a apenas 40km/h, o motorista pode ser atirado violentamente contra o pára-brisa, ou arremessado para fora do carro. Alguns motoristas pensam que podem amortecer o choque segurando firmemente no volante. Isto é ilusório, porque a força dos braços só é eficaz a uma velocidade de até 10 km/h.