No Capivari, a incomum amizade de Tião e Pig

O inusitado amor de um porco e um gato no interior de Alegrete é mais uma dessas improváveis amizades do mundo animal. Pig e Tião são amigos inseparáveis e moradores do estabelecimento rural Paraíso do Capivari. O proprietário, advogado Ricardo Steinhorst, falou com a reportagem depois de ser questionado sobre uma foto que postou em sua rede social (Facebook). Na imagem, cães, gatos, galinhas, gansos, mas o que ficou em evidência foi a “pose” de Tião no lombo do Pig.

Foi então, que ele descreveu que essa união surgiu desde muito cedo. Tião(gato), foi adotado na cidade e Pig(porco), órfão da campanha. Eles são o único gato e porco da fazenda, ambos nascidos em novembro de 2019.

Criados juntos com mesmo carinho e atenção, falou Ricardo.

Ele reside no interior e a esposa, Narieli, vai aos fins de semana, porém, agora com a Covid-19, às vezes estende um pouco. O local é no Capivari (Estabelecimento Paraíso do Capivari).

O produtor ressalta que Tião e Pig se destacam na fazenda e se relacionam bem com cachorros, galinhas, gansos e cavalos. Entretanto, no momento da sestia e das brincadeiras adoram ficar juntos e são muito unidos. Por vezes, Pig está “passeando” pela fazenda com Tião bem acomodado no lombo.

“Não sei expressar bem o que se sente vendo a bicharada em paz, sem grandes disputas e com bastante brinquedo. Talvez falte na gente, observar mais as tantas manifestações divinas que se dão dia a dia em coisas tão simples como essas. Que possamos aproveitar este período e outros tantos, bons ou ruins, para olhar e, ver ” – manifestou Ricardo.

A cena também demonstra que em momentos de incertezas para muitos, dificuldades para outros e, em tempos de Pandemia devido à Covid-19, a simplicidade pode ser uma grande aliada. Que o olhar seja mais terno e que haja crescimento, evolução, aprendizado, que as pessoas possam compreender melhor o sentido da vida com os valores que, por vezes, são deixados de lado.

Simplicidade é um conceito que nos remete ao estado mais puro da realidade. A semente é simples porque não se perde na tentativa de ser outra coisa. É o que é. Não desperdiça seu tempo querendo ser flor antes da hora. Cumpre o ritual de existir, compreendendo-se em cada etapa.

Tudo que é belo, tende a ser simples.

Vídeo abaixo, Tião e Pig pequenos

Flaviane Antolini Favero