Novo presídio de Alegrete tem data para iniciar as obras:17 de setembro

O secretário de segurança pública do RS, Airton Michels, confirmou sua vinda a Alegrete, no próximo dia 17 de setembro, quando vai assinar a ordem de serviços para o início das obras do novo presídio estadual de Alegrete. O edital de licitação da obra foi aberto em junho deste ano.

AIRTON MICHELS

O vereador Zé Paulo anunciou a presença do secretário Michels e completou dizendo: compromisso de Governo assumido e que será cumprido para ganho da comunidade alegretense e da região.

A nova casa prisional de Alegrete  será construída  no corredor dos Papagaios e terá uma área de 6.200 m².  Será moderno, modulado, com capacidade para 286 apenados – quatro vezes maior do que a capacidade do atual presídio,localizado na Avenida Eurípedes Brasil Milano.

16050_640_480__presidioalegrete1

A obra está orçada em R$ 13. 338, 600,00 vindo do Fundo Penitenciário Nacional, sendo que desse total, R$ 1.333,00 será de contrapartida do Governo do Estado do RS.

O novo presídio vai possibilitar a ressocialização, reinserção de quem cumpre pena. Cerca de 80% da massa carcerária de Alegrete são de jovens de 20 a 30 anos que terão a oportunidade de estudar, fazer oficinas etc. Os apenados terão um atendimento humanizado, o que hoje, mesmo previsto em lei, muitos presídios deixam a desejar no Estado, salientou a vice prefeita Preta Mulazzani. Também lembrou a ação do governo municipal passado, que agilizou a doação da área onde será construído o novo presídio.

Só em 2014, o Governo do RS disponibilizou 5.357 vagas prisionais, sendo 3.979 em regime fechado. A estimativa é de que o novo Presídio de Alegrete esteja pronto em até 360 dias após o início das obras.