
A médica veterinária Dileusa Alves fala com preocupação, porque diz que estão sempre alertando, pedindo e mesmo assim esse fato continua se repetindo com filhotes sendo largados em sacos à beira de estradas ou terrenos baldios.

A OPAA não tem como acolher mais cães , porque o canil municipal já está lotado e muitas casas lares que acolhem também já estão sendo no limite.
Triste marca: Alegrete chega a 300 óbitos pela Covid
Para evitar a procriação sem controle, os donos de animais podem dar uma injeção em que o custo não é muito alto. Outra saída seria a castração em que a ONG tem parceria com clínicas e realiza a baixo custo aos que têm menos condições. A ONG também vai aos bairros fazer castração.

Os voluntários da OPA dizem que enquanto as pessoas não tiverem responsabilidade de criar e cuidar de seus animais, pouco adianta o trabalho de entidades protetoras de animais. A vacina para evitar que as fêmeas fiquem prenhe custa cinco reais e dura seis meses, portanto a custo bem acessível.
Os planos para 2022 é fazer um trabalho junto aa crianças para ver se conseguem aumentar a conscientização para o futuro.