Polícia Civil cumpriu 11 mandados de busca e apreensão nas casas dos suspeitos
A Polícia Civil de Santa Maria cumpriu, na manhã de quinta-feira(28), 11 mandados de busca e apreensão durante a Operação Solvente, que tem objetivo de combater a pichação na cidade.
Durante a operação, que começou às 7h, foram apreendidas cinco facas, três estiletes, 13 latas de spray, um aparelho celular, três notebooks, uma CPU, 14 cadernos de desenho, dois banners, quatro máscaras e uma soqueira. Os policiais já identificaram 120 suspeitos de pichação, todos maiores de idade. Entretanto, ninguém foi preso.
De acordo com o delegado André Diefenbach, responsável pela operação, vão ser abertos 11 inquéritos, um para cada suspeito. Eles podem ser indiciados por pichação e corrupção de menores. Além dos suspeitos, os policiais também identificaram as assinaturas feitas nas pichações.
— Os suspeitos foram pegos várias vezes na companhia de menores de idade, que acabaram crescendo e seguem pichando, cada um com a sua assinatura e influenciando outros menores. Eles competem para ver quem picha no lugar mais alto, no lugar mais difícil. Tiram fotos e postam nas redes sociais. Querem aparecer — relata o delegado.
Diefenbach afirma que os 11 suspeitos já receberam intimações e, nos próximos dias, devem comparecer à delegacia para prestar depoimentos. A pena para pichação é de, no máximo, um ano e a de corrupção de menores é de, no máximo, quatro anos.
Participaram da operação, que acabou por volta das 9h desta quinta, 35 policiais e 12 viaturas da polícia.
Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA