Operação verão mobiliza salva-vidas na região

22921_zoom
Neste dia 18 de dezembro, comandantes da Corporação de Bombeiros da Fronteira Oeste estiveram reunidos em Santana do Livramento para deliberar sobre as diretrizes da operação golfinho (praia) e operação verão aqui na região.
O coronel Pedro Ricardo Gurgel, comandante da Corporação dos Bombeiros de Alegrete, participou da reunião. Umas das preocupações de quem atua no resgate é quanto aos banhos em rios e barragens.
Sempre no verão pessoas que vão nadar  gerealemete não conhecem a profundidade da água e se arriscam. Nesta época costumam acontecer muitos afogamentos,e segundo os bombeiros, muita vezes, fatais, vitimando geralmente crianças e jovens.
Um dos alvos da operação é o rio Ibicuí em Manoel Viana, local que recebe um grande fluxo de pessoas nos dias quentes de verão.
 
10 Conselhos Rápidos para Evitar os Afogamentos de Crianças
 
1. Perto da água, não perca as crianças de vista nem por um segundo.
2. Dificulte o acesso das crianças aos locais com água: vede ou cubra piscinas, lagos, tanques, poços e fossas.
3. Nunca deixe uma criança de 3 ou 4 anos sozinha na banheira durante o banho.
4. Despeje toda a água de baldes, alguidares e banheiras logo após a utilização.
5. Coloque sempre às crianças braçadeiras em águas paradas, transparentes e pouco profundas ou um colete salva-vidas em águas agitadas, turvas ou profundas.
6. Escolha praias e piscinas vigiadas e cumpre a sinalização.
7. Ensine as crianças a nadar, mas mantenha a vigilância.
8. Ensine as crianças a nunca irem nadar sozinhas e não mergulhar de cabeça sem conhecer bem a profundidade da água.
9. Aprenda a fazer reanimação cardio-respiratório, esse gesto pode salvar uma vida. Faça um curso de Primeiros Socorros!
10 Em Férias, redobre a vigilância. O primeiro dia e o final da tarde são os momentos em que acontecem mais afogamentos.