
Quem nunca tomou um chá de carqueja feito por um familiar mais velho?!
A carqueja é considerada uma planta medicinal e usada por quase toda a população brasileira, seja para uma dorzinha de estomago como para fortalecer o sistema imunológico.
Benefícios da Carqueja
Controle de glicemia: Por causa dos flavonoides presente na planta, como apigenina, luteolina e quercetina, ela pode ser uma aliada no tratamento da diabetes. Pois esses componentes regulam a glicose e reduzem a resistência à insulina, permitindo que os níveis de açúcar “entrem” no sangue.
Regula a pressão arterial: Para quem tem pressão alta ela é uma boa escolha, pois devido a sua ação diurética ela ajuda a abaixar a pressão arterial.
Imunidade em alta: A planta é cheinha de antioxidantes, que estimulam a produção de glóbulos brancos que são responsáveis por prevenir e combater infecções como gripe e resfriados, por exemplo.
Diminuição do colesterol ruim: A plantinha contém saponinas que diminuem a absorção de colesterol no intestino e ajudam a eliminá-lo nas fezes.
Fígado mais saudável: Os componentes presentes na carqueja combatem os radicais livres e reduzem os danos nas células do fígado.
Combate às inflamações: Com todos esses nutrientes presentes na planta, ela ajuda a combater inflamações como amigdalite, gastrite gastroenterite.
Consequências do uso em excesso
Diminuição da imunidade;
Aborto;
Hipoglicemia;
Hipotensão,
Pressão baixa e sensação de mal estar.
Como fazer chá de carqueja
Geralmente o chá de carqueja é preparado com as hastes e pode ser encontrado em diversas lojas de produtos naturais e em algumas farmácias.
Ingredientes:
– 02 colheres de sopa de hastes de carqueja,
– 01 litro de água fervente.
Modo de preparo:
Coloque as hastes da carqueja na água fervente e deixe repousar por 10 minutos. Após isso é só coar e beber, tanto frio quanto quente.
Obs.: Beba no máximo três xícaras por dia.
Quem não deve usar :
Crianças;
Gestantes;
Pessoas com pressão baixa;
Pessoas com problemas de glicose baixa;
Mulheres em período de amamentação,
Deve ser usada de modo moderado por pessoas diabéticas ou hipertensas.