Outubro Rosa em ação em Alegrete

A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura do Alegrete, em parceria com a Câmara Municipal e Comissão de Reestruturação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, promoveram, na noite desta quarta-feira (07), o lançamento das atividades do Outubro Rosa.

Plenário da Câmara dos Vereadores durante lançamento do Outubro Rosa

Realizado na Câmara Municipal, o lançamento do Outubro Rosa trouxe um vídeo com relatos de mulheres que venceram o câncer. Para a secretária de Saúde, Maria do Horto Salbego, os relatos de vitória contra o câncer “estimulam à prevenção e dão força para as mulheres que estão lutando contra a doença”.

Para Dileusa Alves, representante do Comissão de Reestruturação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Outubro Rosa deve ser um período de reflexão e conscientização. “A mulher precisa reservar um tempo entre todas as suas atribuições como trabalhadores, mãe, dona de casa, esposa, para se olhar, se conhecer e fazer o autoexame”, afirma.

Preta Mulazzani fala no lançamento do Outubro Rosa

A presidenta da Câmara Municipal, Judete Ferrari, elogiou o trabalho de articulação da Coordenadoria e da Comissão do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. “É muito importante que tanto a Coordenadoria quanto a Comissão estejam articulando ações não só no que se refere à violência contra a mulher, mas também pelo direito ao acesso à informação para prevenção câncer”, comenta.

Um dos mais e importantes entres de apoio às pessoas com câncer, a Liga Feminina de Combate ao Câncer, atualmente acompanha 450 casos. Cristina Zarif Severo, representante da Liga no ato de lançamento, lembra que só a conscientização não basta, é preciso sensibilizar as pessoas. “Muitas mulheres, mesmo as com mais instrução, sabem que a prevenção é necessária, mas não realizam o auto exame, por isso a sensibilização precisa ser constante, para que novos casos sejam descobertos o mais cedo possível”, explica.

Para a coordenadora Municipal de Políticas Públicas as Mulheres e vice-prefeita, Preta Mulazzani, a união de vários entes na luta contra o câncer e pelo diagnóstico precoce é muito importante. “As ações de prevenção precisam ser constantes e deve ser um esforço conjunto durante o ano todo porque, infelizmente, o Rio Grande do Sul é um dos estados com mais casos de câncer de mama e colo do útero. É uma luta pela vida”, conclui.

PROGRAMAÇÃO:

10 de outubro – Carreata Rosa e Azul –Concentração às 14 horas na Praça do Bebedouro e término na Vila Nova. Juntamente com a 2ª Festa dos Devotos de Nossa Senhora Aparecida. Objetivos: Arrecadação de leite, alimentos não perecíveis e lenços para doação à LIGA Feminina de Combate ao câncer e famílias das mulheres em tratamento de câncer, acompanhadas pela rede de atendimento do município através da Secretaria de Saúde.

23 de outubro – Varal Solidário e “Túnel da Beleza” – às 9 horas, na Praça Getúlio Vargas, juntamente com a Parada gaúcha do Orgulho Louco. Objetivos: Melhorar a autoestima da mulher tratada ou em tratamento de câncer. Estarão à disposição peças de roupas, calçados e acessórios doadas para esse fim, com significado “especial”. Bem como, serviço de maquiagem e colocação dos lenços de cabeça recebidos durante o mês da campanha.

23 de outubro– Caminhada das Vitoriosas,às 13h30min – Juntamente com a Parada Gaúcha do Orgulho Louco. Objetivos: Agradecer pela cura. A cor Rosa será usada como símbolo da vitória.

27 a 30 de outubro – Vídeos de depoimentos- “Minha Vitória” – Bairros, Escolas, Associações, Clubes, CTGs, entre outros. Serão mostrados depoimentos de mulheres curadas do câncer, juntamente com uma palestras de incentivo e esclarecimentos de temas afins, em parceria com a Secretaria de Saúde. Serão mostrados depoimentos das mulheres curadas de câncer gravados ao longo do mês de outubro, como forma de incentivar o autoexame das mamas e a realizarem consulta médica como forma de diagnóstico precoce.

31 de outubro – Encerramento da Campanha Outubro Rosa e Lançamento do Novembro Azul.

FOTO: Paulo André Dutra