Pelo menos quatro localidades da Região Central estão sem luz há oito dias

Em Formigueiro, onde cerca de 80 famílias seguem sem energia, luz chegou a voltar, mas já acabou

poste

A AES Sul segue enfrentando problemas para restabelecer a energia elétrica dosmoradores da Região Central que estão sem luz desde o temporal do sábado passado. Das 14 localidades que estavam sem energia ainda na sexta-feira, pelo menos quatro seguem com problemas no fornecimento. 
É o caso das cerca de 90 famílias do interior de Formigueiro. Conforme o morador Jubal dos Santos Brum, uma equipe da AES Sul esteve no local na tarde de sexta-feira. Foram substituídos os postes que estavam caídos e, por volta das 19h, a luz voltou. No entanto, com o vento forte da madrugada, um dos postes caiu novamente. E às 7h deste sábado, a luz acabou e até as 15h30min não havia retornado.  
Em São José da Porteirinha, interior de Dilermando de Aguiar, oito casas também seguem sem energia. Conforme Marli Rodrigues Sarturi, um caminhão da AES Sul esteve no local na tarde deste sábado, mas o problema não foi resolvido. Ao telefonar para empresa, uma surpresa: a informação era de que a luz já havia sido restabelecida na região:
_   Já estamos sem saber o que fazer, não temos falta de água porque choveu. Eles vêm até aqui olham o transformador e vão embora sem dar uma posição. Agora, para piorar, o vento de ontem à noite derrubou fios que estão caídos na frente da nossa casa_ reclama a moradora. 
Ela tem receio que os fios estejam energizados e disse ter chamado a AES Sul. Até as 15h30min, nenhuma equipe havia ido até o local.
Outra localidade que segue às escuras é Santa Flora, distrito de Santa Maria. Ao todo, cinco casas estão sem luz há oito dias. Mirele Pereira Soares conta que a família só não teve prejuízo maior porque possui um gerador:
_ Se não fosse o gerador tínhamos perdido muita coisa de carne, produção de leite, mas também gastamos muito com combustível para manter o gerador, quase mil reais. 
No distrito de Passo da Capivara, onde cerca de cinco propriedades estava sem luz, após o retorno na noite de sexta, a energia se manteve até o início da tarde deste sábado e já acabou. Já os moradores de Estância Velha tiveram um pouco mais de sorte, e estão com luz desde a noite passada. Também no interior de São Pedro do Sul, onde duas localidades estavam às escuras, o fornecimento já foi normalizado.
De acordo com um comunicado emitido pela assessoria da AES Sul na manhã deste sábado, os ventos e chuva da madrugada causaram danos na rede de distribuição, interrompendo o fornecimento para 39 mil clientes de vários municípios do Estado, principalmente nas regiões central e da fronteira oeste.  
Segundo consta na nota, “a empresa segue trabalhando para recuperar a rede e normalizar o fornecimento de energia no menor tempo possível”. No entanto, não informa uma previsão de retorno, pois além da demanda ser grande, a chuva contínua e a dificuldade de acesso a determinados locais _como em áreas rurais_, dificulta os trabalhos.  Ao todo, 1.500 técnicos participam dos serviços. 

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA