Polícia Civil vai ter acesso a contas de e-mails de universitário de Santa Maria suspeito de extorsão e pedofilia

Justiça homologou a quebra de sigilo de contas que podem ter sido utilizadas para abordar vítimas

pedofilia4

A Justiça homologou, na quinta-feira(25), o pedido de quebra de sigilo de cerca de 20 endereços de e-mail que supostamente são de Matias Ferraz, estudante de 23 anos, preso preventivamente em abril deste ano por extorsão e suspeita de pedofilia. As informações são da Rádio Gaúcha.

Ele é acusado de hackear computadores e obter fotos de nudez, que eram usadas para extorquir vítimas. No computador que usava e em outros equipamentos eletrônicos foram encontradas fotos de pornografia infantil. Esses e-mails estavam em uma pasta no equipamento.

Conforme o delegado André Diefenbach, a suspeita é de que os e-mails sejam de contas de perfis falsos da rede social Facebook, usados pelo suspeito para abordar as vítimas.

Será necessário fazer um procedimento junto ao Facebook, requisitando a preservação de provas. Depois, deverá ser encaminhada, via Ministério da Justiça, uma solicitação para que seja feito o diálogo com a empresa nos Estados Unidos, para que ela responda e envie o material solicitado.

— É um procedimento burocrático que demora um pouco. Foram expedidas diversas cartas precatórias para municípios onde há vítimas identificadas para que as delegacias tomem depoimentos e depois os remetam para a gente — explica o delegado Diefenbach.

O processo investigativo

A investigação faz parte do segundo inquérito do caso. Ele foi necessário devido a grande quantidade de fotografias de nudez ou que sugeriam cunho sexual, encontradas em computadores, pendrives e HDs apreendidos pela polícia.

O primeiro inquérito, onde o jovem foi flagrado extorquindo uma vítima, foi concluído pedindo o indiciamento por extorsão e por suspeita de pedofilia. O processo tramita na Justiça.

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA