Polícia cumpre mais de 100 mandados e prende suspeitos em operação de combate à violência contra a mulher no RS

Ação conta com a participação das 22 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher do estado. São cumpridos 78 mandados de busca e apreensão e 26 de prisões preventivas.

A Polícia Civil realiza uma operação nesta quinta-feira (5) para combater crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher no Rio Grande do Sul. A ação conta com a participação das 22 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) do estado. São cumpridos 79 mandados de busca e apreensão e cerca de 28 de prisões preventivas.

Até as 9h30, cinco pessoas haviam sido presas. Os agentes estão também verificando 193 denúncias de violência doméstica e 49 de medidas protetivas de urgência.

“Verificação de disque-denúncias, monitoramento de medidas protetivas de urgência, que são ações também na ótica da prevenção. Para que a gente possa realmente apurar se esses fatos estão acontecendo, mulheres que não chegariam na delegacia, porque essas denúncias, a maioria, são [anônimas]”, afirma a delegada Tatiana Bastos.

Em Porto Alegre, estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, 4 de prisão, e 30 verificações de denúncias.

“A gente tem que cuidar muito o horário, muitos [suspeitos] trabalham, estão saindo para o trabalho”, conta a delegada.

Conforme Tatiana, a maioria dos suspeitos tem antecedentes criminais.

“Quase todos da operação de hoje possuem antecedentes policiais, crimes graves, como feminicídios e descumprimento de medidas protetivas de urgência”.

A operação conjunta, chamada de Vênus, é alusiva ao Agosto Lilás – 13 anos da Lei Maria da Penha.

Polícia realiza operação para combater crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher — Foto: Divulgação/Polícia Civil

São mais de 100 mandados sendo cumpridos em 22 cidades do estado — Foto: Matheus Felipe/RBS TV