Polícia investiga incêndio que atingiu prédio de três secretarias de Santana do Livramento

Fogo consumiu instalações das secretarias do Planejamento, do Meio Ambiente e da Educação. IGP tentou realizar a perícia, mas precisará retornar na segunda-feira (7) para concluir o laudo.

O incêndio que atingiu o prédio onde funcionam três secretarias municipais de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, na madrugada desta sexta-feira (4), está sendo investigado pela Polícia Civil. O Instituto Geral de Perícias (IGP) esteve no local, mas, devido às condições encontradas, deve retornar somente na segunda-feira (7) para continuar a investigação.

O fogo começou, por volta das 4h, onde funcionam as secretarias do Planejamento, do Meio Ambiente e da Educação. As chamas consumiram a área de arquivo, onde estavam armários e prateleiras com documentos.

“Tem o prejuízo da documentação e de alguns processos, que devem atrasar, e o prejuízo físico da estrutura, que só a perícia vai dar uma precisão maior. É todo um trabalho desenvolvido, tempo, gente. Alguns a gente pode recuperar, por meio digital, mas nem todos”, lamenta o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Ricardo Dutra.

Embora suspeite de um curto-circuito, o secretário não descarta a possibilidade de um incêndio criminoso:

“Ali tem muitos arquivos que são de sindicâncias, então não se descarta hipóteses neste momento”, completa Dutra.

O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o foco do incêndio, e o IGP esteve no local. Porém, o combate às chamas deixou o espaço em más condições, o que dificultou o trabalho de investigação. Os peritos devem retornar na segunda-feira para dar continuidade à investigação e concluir o laudo pericial.

“Não temos nenhuma informação preliminar sobre a causa do incêndio. Teremos de aguardar até o laudo, na semana que vem”, diz a delegada Giovana Ferreira Müller.

A delegada acrescenta que nenhuma hipótese está descartada, por enquanto.

Incêndio atingiu três secretarias em Santana do Livramento — Foto: Reprodução / RBS TV

Incêndio atingiu três secretarias em Santana do Livramento — Foto: Reprodução / RBS TV

Fonte: G1