Poucas vagas e muito seguro desemprego no Sine

A recessão chegou e fez as empresas puxarem o freio. Prova disso, estão nos números do Sine.

O total de requisições de seguro desemprego: 2.146 este é o número de seguros encaminhados no período de janeiro a setembro de 2015.

IMG-20151030-WA0060

Os trabalhadores que se cadastraram até o dia 30 de setembro:11.338 este é o número de trabalhadores cadastrados, incluindo os que encaminharam o seguro.

De junho a agosto, o Sine de Alegrete, chegou a encaminhar 30 seguros desemprego por dia. Agora a média é de 10 encaminhamentos de seguro por dia.

IMG-20151030-WA0061

Daniel Gindri, diretor da agência do Sine FGTAs diz que devido a retração da economia existem casos atípicos, principalmente no comércio em Alegrete. Quem era gerente de alguma empresa perdeu o cargo e o próprio dono passou a gerenciar o seu empreendimento.

IMG-20151030-WA0059

-Também servidores do comércio com seis, sete anos foram demitidos, porque diante da instabilidade da economia os empresários estão contendo gastos.

A construção civil também diminui a oferta de vagas aqui na cidade.

A seleção de trabalhadores de Alegrete para atuarem em Frigoríficos em outras regiões também reduziu. Antes iam de 50 a 60 pessoas daqui e, a última leva para o frigorífico de frango Nicolini, em Garibaldi, foram apenas 30. E, para a colheita da maça em Vacaria, até o momento ninguém foi selecionado para trabalhar este ano.

Vaga para peão e tratoristas sempre tem, explica Gindri. Não são muitas, mas existem. O problema segundo ele é a falta de dedicação ao trabalho e o desvio do foco com o uso do celular e outras modernidades.