Prefeito pode restringir mais a circulação de pessoas se população não corresponder

Prefeito Márcio Amaral falou neste domingo(220, sobre às medidas adotadas até o momento. A necessidade de realizar mudanças nos decretos, por esse motivo Alegrete, nesta segunda-feira(23), terá em uma semana quatro Decretos, pois a cada situação nova que surge é necessário adequações.

Jucelino Medeiros, Diretor da Rádio Nativa e PAT, iniciou a entrevista fazendo uma ressalva que o período de recessão se avizinha não é exclusivo para Alegrete, é mundial. Grandes centro pararam em razão do coronavírus, como exemplo Porto Alegre e São Paulo, sem comentar outros Municípios. Ainda falou que em Dom Pedrito, o fato de não ter o entendimento da população houve o toque de recolher a partir das 21h até às 6h. Outro Município com medidas mais drásticas é Santiago em que  farmácias estão trabalhando em regime de feriado e domingo, um quadro bem reduzido.

No começo da entrevista, o Prefeito Márcio Amaral, destacou o trabalho de toda rede de saúde e comentou que ninguém gostaria de estar passando por essa situação que é algo mundial. Ele acredita que as medidas sejam suficientes para que os alegretenses compreendam o quão grave é a pandemia, pois a população inevitavelmente vai ser infectada, pela falta de anticorpos. Diferente de todos os outros vírus em que milhares de pessoas acabam morrendo por ano, este é muito mais letal. A faixa etária acima de 60 anos tem sido a mais acometida.

Ao ser questionado sobre novas restrições face à população ainda não ter o entendimento muito claro da necessidade de permanecer em casa, do isolamento social, Prefeito Márcio citou que deverá ocorrer o fechamento dos restaurantes à noite. Além de, em último caso, ter o auxílio do Exército. ” Não podemos fechar entradas e saídas da cidade, mas possivelmente vamos ter uma fiscalização junto ao Exército nesses locais, para desta forma, fazer uma triagem de quem está saindo e entrando. Questionando se há pessoas com sintomas, suspeitas. Isso deverá ocorrer nos próximos dias” completou.

O Prefeito Márcio Amaral, ainda falou que o pico está previsto para os próximos dias, na entrada do frio no Estado. Com isso, a preocupação para que a situação possa ser ao mínimo controlada, pois se a projeção de alguns pesquisadores se confirmar, a probabilidade é de ter mais pacientes do que respiradores, essa é a grande preocupação. Alegrete hoje, tem apenas 18. ” O melhor que as pessoas têem a fazer é o isolamento social”- comentou.

Ainda ressaltou que caso a população não compreenda, terá medidas mais drásticas. Mas reiterou que há um trabalho muito forte em cima de informações verídicas e de apelo como o carro da Guarda Municipal que passou pelas principais ruas solicitando aos alegretenses que fiquem em suas casas.

Já em relação às industrias, um ponto citado foi o Frigorífico Marfrig, o prefeito disse que não há nenhuma orientação para que haja o fechamento dessas indústrias por parte do Governo Federal e do Estado. Até pelo entendimento de que há necessidade de que ocorra o desabastecimento dos produtos. Estamos passando pelo pico da safra e o arroz não pode esperar a pandemia passar para ser colhido. Já o Marfrig tem o acompanhamento da vigilância sanitária em que está solicitando todas as medidas de segurança e de prevenção.

“Estamos em um período que entre a economia e a vida, estamos fazendo a escolha pela vida. O momento é difícil todos vamos enfrentar uma dura realidade nos próximos meses, porém, estou sabendo que muitas pessoas já estão inovando, reinventando. A criatividade também será uma aliada” – concluiu.

Flaviane Antolini Favero