Prefeitura de Santa Maria confirma a 7ª morte por coronavírus e anuncia medidas mais restritivas

Homem tinha 84 anos, de acordo com o prefeito Jorge Pozzobom. Secretaria Estadual da Saúde ainda não registrou o óbito. Aumento de internações fez prefeitura reduzir horário do funcionamento do comércio e manter suspensão de aulas presenciais.

A Prefeitura de Santa Maria confirmou a 7ª morte por Covid-19 na cidade da Região Central. O homem tinha 84 anos. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) ainda não registrou o óbito.

De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom, são 321 casos confirmados, dos quais 165 estão recuperados. Isto equivale a 51,4% dos infectados.

Pela SES, Santa Maria tem 301 casos e seis mortes, e seria a 10ª cidade com mais infectados pelo coronavírus.

O aumento no número de casos e mortes e, principalmente, nas hospitalizações de pessoas com Covid-19 fez com que a prefeitura anunciasse três decretos com medidas mais rígidas no controle à disseminação da doença.

“Temos mantido diálogo com todos os setores da cidade. Tudo isso nos ajuda a agir da melhor forma. Tentamos equilibrar saúde e trabalho. É por essas razões que há mudanças e o estabelecimento de novas regras”, diz Pozzobom.

Entre elas, está a manutenção da suspensão das aulas presenciais por mais uma semana e a redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

O comércio, por exemplo, terá de fechar as portas às 17h, e não mais às 18h. Restaurantes poderão receber clientes até as 21h. Depois, pode funcionar apenas no modelo tele-entrega ou pegue-e-leve. Os shoppings devem fechar às 19h, e os mercados, às 20h.

As medidas passam a valer a partir de segunda-feira (15). A região de Santa Maria, de acordo com a SES, tem 61,5% dos leitos ocupados, mas 37,5% deles estão ocupados por pacientes com Covid-19 ou suspeita de síndrome respiratória aguda grave.

Fonte: G1