
No entardecer de segunda-feira (15), logo após o pôr do sol, as luzes se acenderam na Pista de Eventos do município. A Administração Municipal entregou de forma oficial o novo sistema de iluminação pública da pista na Avenida Tiaraju.

Um público numeroso prestigiou o ato que contou com secretários municipais, vereadores, líderes comunitários, empresários, convidados e populares da Zona Leste. “O fim de uma novela”, chegou a mencionar o prefeito Márcio durante seu pronunciamento.


Também pudera. A avenida Tiarajú, no trecho entre o portão do Parque de Exposição e a rótula do Centro Social Urbano, assim como a pista de eventos, construída entre as duas vias da avenida Tiarajú, recebeu um moderno sistema de iluminação LED. O projeto de iluminação estava orçado em R$ 250 mil, sendo R$ 243 mil de emenda parlamentar do deputado Henrique Fontana/PT, e o restante seria contrapartida do município em parceria com a Caixa Econômica Federal.


Porém a empresa vencedora da licitação abandonou a obra na metade e deixou o serviço na parte essencial do projeto. O município teve de arcar com a finalização das obras, enquanto a empresa será responsabilizada judicialmente pelo não cumprimento do edital.


O setor de Iluminação Pública da Secretaria de Infraestrutura atuou com sua equipe para concluir o serviço que não tinha sido concluído pela empresa responsável pela obra, a parte de aterramento e de ligação dos circuitos. O contrato foi rompido e a empresa deixou de receber a última parcela correspondente.

A diretora engenheira, Nathalie Lunardi, destacou que o projeto abrangeu a colocação de 65 postes metálicos, com altura útil de 10,5 m e dotados de braço estilo borboleta. Em toda a extensão da pista de 400 metros, são 32 postes com luminárias de 50 Watts, enquanto que na avenida Tiarajú serão luminárias de 150 Watts.


Coube a Vereadora Maria do Horto/PT, representar o deputado Fontana na solenidade. A petista destacou a importância da concretização da obra e frisou o comprometimento do parlamentar com o município.

Logo em seguida, a engenheira Nathalie Lunardi, falou sob aplausos. A profissional explicou do trabalho concluído em nove dias, somente no período da tarde, já que pela manhã a equipe atendeu as demandas da comunidade. Bastante emocionada relembrou o projeto desde seu início. Relatou que por um pedido da prefeita Cleni Paz (in memoriam), se engajou na causa e assumiu a parte técnica do projeto.

À frente do projeto, a engenheira fez questão de chamar um por um os colaboradores de sua equipe na frente, que receberam uma salva de palma dos presentes.


O Secretário de Infraestrutura Jetter Danzer, falou do intenso trabalho na obra. Elencou a soma de esforços das secretarias para se alcançar o objetivo final.

O prefeito Márcio Amaral se referiu-se a uma novela a conclusão de obra. Mencionou o trabalho da engenheira bem como toda equipe que não mediu esforços. Frisou a importância da captação de recursos para Alegrete, independente de partido político. No ato, Amaral disse que vai buscar mais investimentos para formalizar a pista de eventos e reafirmou o compromisso de conseguir verba para regularizar o aeroporto com voos regionais.

A inauguração da obra, foi com corte na fita, efetiva-se ali, um trabalho que começou há um ano, e teve contratempos superados pelo esforço e determinação da Administração Municipal.
