Prefeitura, via Secretaria de Agricultura e Pecuária repassa Patrulha Agrícola à Acripileite

A Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAP), fez a entrega, na manhã desta quarta-feira, de dois tratores e duas plantadeiras hidráulicas à Associação de Criadores e Produtores de Leite de Alegrete – Acripileite, por cessão de uso. O ato foi realizado nas dependências da Secretaria de Agricultura e Pecuária, com a presença do prefeito Márcio Amaral, do presidente da Câmara Municipal, Cléo Trindade; da secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Iara Caferatti, da presidente da Acripileite, Juliana Pedroso Soares; Carlos Eduardo Suertegaray, chefe do escritório da EMATER e servidores da SAP.

A entrega faz parte de um conjunto de equipamentos já repassados a produtores hortifruti e agora a produtores de leite, que incluem reboque, grades, semeadeiras, plantadeiras, globe aradoras, calcareadeira, pá hidráulica, pulverizador, carreta hidráulica, colhedor de forragem, controlador seletivo de plantas, entre outros.

O secretário Daniel Gindri destacou a importância dos equipamentos estarem na mão dos produtores para que tenha mais agilidade no processo de preparo do solo, plantio e colheita. Os tratores foram revisados e os equipamentos também, por isso eles podem ser colocados em uso imediato e com isso os produtores não perderão a janela de plantio, explicou o secretário.

A presidente da Acripileite, Juliana Pedroso Soares comemorou o recebimento dos tratores e plantadeiras que vão atuar nas regiões do Parové e Caverá. Eles chegam em boa hora, façam bom uso, é dinheiro público, uma responsabilidade muito grande, citou a dirigente.

Vai beneficiar as partes e contribuir muito com o trabalho de assistência técnica e extensão rural em que a EMATER é parceira, observou o chefe do escritório Carlos Eduardo Suertegaray.

O presidente da Câmara Municipal, Cléo Trindade, elogiou a iniciativa da Secretaria de Agricultura e Pecuária em repassar o equipamento aos produtores. Vem na hora que mais precisam e agora os produtores têm como se organizarem e se gerenciarem. Dá mais agilidade para a Acripileite e parceiros, acrescentou. Cléo lembrou também que projetos que se relacionam à melhoria para o Município são, votados no menor tempo possível na Câmara Municipal.

O prefeito Márcio Amaral apoiou a iniciativa, lembrando que outros municípios estão fazendo uso do sistema, mas que na região, as distâncias entre as propriedades são muito grandes e isso cria alguma dificuldade. O prefeito falou da importância da autonomia nas mãos dos produtores quando chega a época do plantio. Estando os equipamentos com os produtores, eles poderão virar a noite, se assim o desejarem, para realizar o plantio. Assim, os produtores vão tocar o serviço, enquanto o poder público estará cumprindo com seu papel de fomentador, apoiando no sentido de que a produção de leite em Alegrete cresça cada vez mais, mesmo diante da crise do setor. O prefeito ainda informou que quer ampliar o projeto fazendo parceria com grupo de pecuaristas.

Após os pronunciamentos, ocorreu a entrega simbólica dos tratores e plantadeiras que foram carregadas em um caminhão guincho para as regiões do Parové e Caverá onde vão atuar inicialmente.

DPCom PMA