Procon alerta para golpe nos provedores de internet

                                 PROCON E IDENTIDADE (8)                             
O Procon de Alegrete vêm recebendo um grande número de denúncias de clientes que após contratarem um serviço de internet da operadora oi, recebem ligações de funcionários do Provedor Uol e Terra, que oferecem planos adicionais como se fossem da Operadora oi e seguem ludibriar os clientes, colhendo dados dos consumidores.
Tem casos de consumidores que há mais de 10 anos vem efetuando pagamento indevido de Provedor, sem se darem conta, pois são cobranças embutidas nas faturas ou via débito em conta.
Segundo Rogoski, diretor do Procon em Alegrete, fica evidente que existe uma conivência da operadora Oi com os Provedores, infringindo a lei ao repassar informações confidenciais do cliente, demonstrando que estas empresas trabalham de forma conjunta e desrespeitosa.
Muitas vezes o consumidor recebe a cobrança, efetua o pagamento, e só depois tem conhecimento da cobrança indevida”, alerta Rogoski
A Oi por sua vez, em manifestação ao Procon, diz ser vítima de práticas das empresa UOL e TERRA, porém não informa como os dados de seus clientes foram parar nas mãos dos provedores.
Rogoski diz que uma maneira de evitar problemas como esses é não aceitar provedor de terceiros, pois no caso da oi, o mesmo é oferecido gratuitamente pela empresa.
O Procon orienta aos consumidores que foram vítimas destas práticas devem solicitar o reembolso dos valores pagos indevidamente. Mas, caso não consigam uma solução amigável com a empresa, podem  recorrer ao Poder Judiciário, onde devem solicitar, além do reembolso dos valores, danos morais pelos transtornos sofridos para tentar solucionar o problema.