Em reunião realizada no Ministério Publico na manhã da última quarta-feira (18), a Promotora de Justiça, Júlia Flores Schutt, recebeu a equipe do Procon, Diretor, Luiz Antônio Rogoski e Vilmar Freitas, para debater de ações em favor dos consumidores.
O diretor do Procon Alegrete, Luiz Antônio Rogoski, relatou que o Procon atende mais de 600 pessoas por mês. São ações e atividades intensas, como abertura e produção de processos de investigação preliminar, processos, administrativos, processos SINDEC, fiscalização e consultas por telefone.Para isso, conta com o imprescindível apoio da administração municipal. Grande parte das reclamações estão relacionadas à telefonia, administradoras de cartões de crédito, juros abusivos, financeiras, bancos, lojas, compras pela internet, energia elétrica, mercados, supermercados, desentendimentos em questões de empréstimos consignados que prejudicam, aposentados, pensionistas e militares. Também orientação e fiscalização de adequação ao decreto federal 5.903 (precificação de produtos).
Rogoski, expôs as ações regulares como fiscalização de postos de combustíveis, circuito cultural, palestras e orientações nas escolas e igrejas. Orientação a empresários, trabalho preventivo, intercambio cultural especial atenção à outras entidades: ministério Publico, Federal, Estadual, Procons, Delegacia do Consumidor e Combate a Pirataria, Fórum Latino Americano de Defesa do Consumidor, Associação Gaúcha de Defesa dos Consumidores (AGCC).
O diretor salientou o constante trabalho de alerta nos meios de comunicação, contra a interminável onda de golpes de todos os tipos que lesam consumidores e empresários. Trata-se de um trabalho preventivo, campanhas de conscientização nos jornais e emissoras de rádio, alertando a comunidade para que não sejam enganados.
Ainda de acordo com diretor, o objetivo principal do Procon é evitar conflitos e diminuir as intermináveis, demandas, buscar, harmonização e pacificação entre consumidores e fornecedores. “Essa é uma iniciativa muito importante, onde quem sai ganhando é o cidadão”. O Procon Alegrete colocou-se a disposição para colaborar no que for possível em ações que venham favorecer os consumidores a comunidade Alegretense, finalizou Rogoski.