A Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAP) da Prefeitura do Alegrete está dando andamento no município ao projeto Dissemina, programa estadual de incremento à qualidade genética de bovinos de pequenas e médias propriedades. O programa, que tem o apoio da Emater, está em fase de exames para diagnóstico de gestação.
No mês de abril foram realizados exames gestacionais em 520 fêmeas de oito propriedades no Rincão do 28. Para o mês de maio já estão agendados mais exames em animais que passaram pelo processo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Os exames são feitos graças a uma parceria entre SAP e o curso de Medicina veterinária da Urcamp.
Ainda para o mês de maio está programada a continuidade do programa de micronagem, que é o serviço de medição da finura da lã em ovinos e que está em fase de contato entre SAP e produtores interessados. Além disso, a secretaria já prepara as ações para a estação de parição. “Os programas de extensão rural tem apresentado resultados positivos. As parcerias tem se mostrado essenciais”, avalia o secretário Alberto Prates.