Projeto do Raymundo Carvalho debate o “Racismo no Futebol”, com referências nacionais sobre o tema

O Colégio Raymundo Carvalho marcou um verdadeiro gol de placa no encerramento do semestre.

Um projeto destacou o racismo no futebol. Com análise de aspectos históricos e legais, surgiu da necessidade em discutir no ambiente escolar o mito da democracia racial e o “negacionismo” que cerca o tema.

O professor Evandro Rosso, idealizador do projeto contou com a adesão dos colegas da URCAMP, advogada e professora Maira da Silveira Marques, e do professor Luiz Felipe Pereira.

Fundamentados em leituras os alunos apresentaram suas considerações em um seminário virtual. O encerramento da atividade foi marcado através de um seminário, também em ambiente virtual.

Com excelente aproveitamento, o projeto foi coroado com a presença de convidados, como Marcelo Carvalho do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Márcio Chagas, professor de Educação Física e ex-árbitro de futebol, Marcelo Diego Tonini, pesquisador ludopédio e Analu Oliveira da Tribuna 77 & Coletivo Elis Vive, todos referências nacionais sobre o tema.

Para o professor Evandro Rosso, os objetivos foram atingidos, num seminário que contou com adesão até de internautas de fora do Brasil. Em breve será disponibilizado o link na íntegra, para que mais pessoas possam acessar o conteúdo.

Júlio Cesar Santos                                                           Fotos: reprodução