Projeto Onda Verde, em estudo em Alegrete, visa sincronizar o sinal verde nos semáforos

Na semana passada câmeras foram instaladas para a captação das imagens no último cruzamento da onda verde na Avenida Lauro Dorneles.

As câmeras ficam por 7 dias. Depois, os engenheiros analisam as filmagens para contar quantos veículos passaram, neste período. Com esses dados eles vão realizar os cálculos do tempo necessário de: verde, amarelo e vermelho e depois a programação da onda verde.

De acordo com o professor Maurício Silveira dos Santos, engenheiro de tráfego do curso de Engenharia Civil da Unipampa, esse estudo leva um tempinho, ainda, para a conclusão dessa “pequena” parte do projeto. “Teremos ainda outras vias da cidade que pretendemos implantar também a onda verde, como na Rua General Sampaio”. comentou.

A Onda Verde é a sincronização de uma sequência de semáforos. O projeto envolve a Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania e a UNIPAMPA, através de um trabalho de conclusão de curso da acadêmica Andressa Trindade, sob a coordenação do professor Maurício Silveira dos Santos, engenheiro de tráfego do curso de Engenharia Civil da Universidade.

O trabalho representa custo zero para o município e será importante para o projeto de implantação da Onda Verde, conforme informou o coordenador da sala de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, Uiliam Rodolfo Lopes Almeida. A instalação da Câmera foi realizada pelo eletricista da Prefeitura, Flávio Paim, que é responsável pela manutenção das câmeras de monitoramento na cidade.

O projeto Onda Verde é uma coordenação de semáforos em que uma corrente de trânsito recebe indicação luminosa verde numa sequência de uma determinada rede. O objetivo é de minimizar o atraso, congestionamentos e número de paradas das correntes de trânsito em pontos considerados críticos.