Projeto paisagístico é apresentado para remodelar os trevos da cidade

O empresário do ramo hoteleiro e gastronômico Adão Ramos, reuniu parceiros e o prefeito de Alegrete na tarde de quarta-feira (8).

Respeitando os protocolos de prevenção ao coronavírus e do distanciamento controlado, o encontro serviu para apresentação de um audacioso projeto paisagístico dos trevos do município.

A engenheira agrônoma e paisagista Bruna Guterres é a responsável pelo projeto de ornamentação das principais vias de acesso a Alegrete. Empresas como Ritt Empreendimentos; Barril; Posto Pilecco; União Gás; Hotel Alegrete; Bistrô Alegrete; Nativa FM; Portal Alegrete Tudo; Grafiteiro Caturra e Rádio Web Integração já se somaram ao projeto.

O empresário Adão Ramos destacou que é um sonho antigo revitalizar os trevos e agora quer a ajuda de parceiros e apoio da prefeitura para por em prática o projeto.

Já o prefeito Márcio Fonseca do Amaral parabenizou o empresário pela atitude e se colocou à disposição para auxiliar na iniciativa. Amaral considerou importantíssima a revitalização das principais entradas da cidade.

Coube a profissional Bruna Guterres via Met zomm, apresentar o projeto. Intitulado Alegrete “Canteiro de Flores”, foi orçado em R$ 221.865,00, serão 14.791 metros quadrados, com custo de R$ 15,00 por m² de plantas.

Segundo a engenheira responsável pelo projeto, a revitalização contemplaria os trevos da Assis Brasil, República Rio Grande e trevo de acesso à Avenida Tiaraju.

Num primeiro momento o trevo principal receberia raspagem de uma área asfaltada que ficou do antigo traçado, dessecação, gradeamento do terreno, nivelamento e aplicação de calcário e adubo.

O prefeito ponderou que inicialmente fossem atendidos os dois trevos e o de acesso à avenida Tiaraju fosse feito com forrageiras cedidas pela própria prefeitura.

A agrônoma Bruna sugeriu especie de plantas com variedades coloridas, típicas de paisagismo. Só no trevo principal são 9.803 m² de área e no de acesso pela República Rio Grande mais 928 m². Já o de acesso a Manoel Viana possui uma área de 4.060m².

O secretário de infraestrutura Mário Rivelino Volpato marcou presença na apresentação e vai discutir a viabilidade do projeto junto com a engenheira. O prefeito disse que precisa pedir autorização junto ao DNIT para então traçar o início da revitalização.

Outro ponto debatido foi a iluminação do trevo de acesso ao Balneário Caverá, que segundo a prefeitura deverá receber cuidados em breve.

O empresário Adão Ramos irá se reunir com o prefeito na próxima semana para juntamente com a paisagista discutirem alguns pontos do projeto.

“Vamos buscar mais parcerias que viabilize esse projeto. Com apoio da prefeitura queremos concretizar um desses trevos ainda neste ano”, destacou Ramos.

Júlio Cesar Santos