Receita alerta: declaração do Imposto de Renda somente até o dia 30

A declaração do imposto de renda acontece até o dia 30 deste mês. Quem ainda não realizou o procedimento tem mais uma semana

para procurar o seu contador e realizar a declaração.

Importante que os alegretenses além de declarar o IR podem ajudar o Fundo Municipal da criança a adolescente doando parte do seu imposto devido, 2% ´pessoa física e 1% pessoa jurídica .

O que você doar fica em projetos aqui na cidade que ajudam nossas crianças e adolescentes como, recentemente, aconteceu com a doação de 58 mil reais para a conclusão da Sala Vermelha da Pediatria da Santa Casa com indicação da Promotoria.

QUEM DECLARA IMPOSTO DE RENDA

O Imposto de Renda é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal sobre todos os ganhos de pessoas físicas e jurídicas. É obrigatório fazer a declaração desse imposto os contribuintes com o rendimento maior que o teto estabelecido pela Receita Federal, que este ano é de aproximadamente R$ 2.380,00 por mês.

Para você fazer sua declaração sem erros e evitar cair na malha fina, este artigo traz os principais pontos e informações que você deve seguir na hora de prestar conta dos impostos que você pagou no último ano.

Quais são os documentos necessários?

Caso você já tenha declarado anteriormente, é necessário ter em mãos o número da declaração do ano anterior. Se você nunca fez esse processo, é preciso primeiro separar seu CPF, título de eleitor, dados residenciais e profissionais. Um ponto importante é que você precisa informar o CPF de todos os dependentes.

O próximo passo agora é separar os comprovantes de todos os rendimentos de 2019, que devem ser fornecidos por todas as empresas que você trabalhou no último ano. Nesse documento também deve conter o INSS e CNPJ da instituição, além do valor de impostos retidos na fonte.

Outros documentos necessários são os recibos, notas fiscais ou boletos de pagamento dos gastos que você teve com saúde e educação ao longo do ano. Isso é importante porque pode fazer com que o valor da sua restituição seja maior.

Como fazer a declaração

Agora que você já separou tudo o que precisa, faça o download do Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF 2020) no site da Receita Federal.

Para quem já fez o Imposto de Renda no ano anterior, o próximo passo é só importar os dados. Quando você selecionar para fazer uma nova declaração, grande parte dos campos já vão estar preenchidos.

Em seguida você deve selecionar a opção “Declaração de Ajuste Anual”, já que a retificação é apenas para quem quer alterar algum dado em uma declaração já feita em 2020. Feito isso, chegou o momento de você informar todos os seus rendimentos na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular”.

As despesas médicas também devem ser informadas. Para isso, preencha a ficha “Pagamentos Efetuados” com todos os valores destinados a esse tipo de gasto ao longo do ano.

Perto de finalizar a declaração, vai ser pedido para selecionar entre as opções do modelo de tributação: ou por deduções legais, ou por desconto simplificado. Mas qual você deve escolher? O próprio programa da Receita Federal já indica qual delas vai te oferecer mais vantagem.

Os próximos passos são informar os dados da conta bancária para qual o valor da restituição será depositado e clicar em “Enviar Declaração”. Pronto! Imposto de Renda 2020 feito com sucesso.

Primeira declaração

Caso seja sua primeira vez, a única diferença é que os dados não vão estar automaticamente na plataforma. Por isso, você deve informar logo no início do processo todos os seus dados pessoais e profissionais assim que selecionar que quer fazer uma nova declaração. Depois disso, é só seguir os outros passos citados acima.