‘Revolta’ de prendas e peões protesta contra alteração em concurso do MTG

Revoltados, prendas e peões regionais iniciaram uma campanha pelas redes sociais e criaram a hashtag #ajuventudenaovale30questoes

Eles protestam contra realização de concursos apenas com prova escrita. Regionais iniciaram uma campanha pelas redes sociais, e criaram a hashtag #ajuventudenaovale30questoes.

Um inédito levante de prendas e peões regionais do Movimento Tradicionalista Gaúcho pegou de surpresa a recém empossada administração sob a gestão de Manoelito Savaris. Eles protestam contra a decisão de manter a Ciranda Estadual de Prendas e do Entrevero de Peões apenas com 30 questões escritas.

O blog procurou o MTG para um posicionamento, mas ainda não teve resposta.

Savaris foi eleito no sábado (26) o novo presidente da entidade, com ampla maioria dos votos. Ao tomar posse, uma das primeiras medidas foi desconsiderar a decisão tomada pelo conselho gestor do movimento, de cancelar, pela segunda vez, a realização da Ciranda.

Por causa da pandemia, a proposta anterior era manter a atual gestão de prendas e peões regionais e estaduais, e somente realizar os concursos em 2022. A então vice-presidente de Cultura, Roberta Jacinto, alega ter realizado 14 reuniões com as bases antes de apresentar a medida.

Um grupo de 21 coordenadores regionais, porém, era contra a prorrogação dos mandatos e defendia o fim do atual ciclo, com entrega de medalhas a todos os detentores de crachás e faixas.

A gestão Savaris decidiu manter o concurso, que será realizado no fim de agosto, apenas com as questões escritas, ignorando as provas práticas, de pesquisas e participação em atividades tradicionalistas, que também contam pontos. E entregar medalhas de mérito aos participantes.

Revoltados, prendas e peões regionais iniciaram uma campanha pelas redes sociais, e criaram a hashtag #ajuventudenaovale30questoes, além de um tema de perfil para o Facebook.

Em sua rede social, o Peão Farroupilha da 26ª Região Tradicionalista, Paulo Bastos Júnior, também diretor do Departamento Jovem do MTG, deu a entender que não vai participar do concurso.

“Desde lá ouvi que nunca, jamais, em hipóstase alguma devemos desistir dos nossos sonhos, afinal são eles que nos movem. Este peão aqui está se aposentando por um tempo, e não por que está entrando pra faculdade ou algo do tipo, estou abdicando deste sonho por que acho que nesse momento estão ferindo a essência”, escreveu.

Corajosa, Roberta Castilhos, 1ª Prenda da 25a Região Tradicionalista, berço eleitoral de Savaris, desabafou.

“Nesse último final de semana [da eleição] entrei em êxtase: reascendeu em mim o fio de esperança que o melhor por ti havia sido feito. Porém, como num assoprar de vela, nos encontramos novamente na escuridão”.

Por Giovani Grizotti

Fonte: G1

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários