RGE regulariza ligação de energia elétrica para mais de 1800 famílias em Alegrete e região

A RGE finalizou a regularização de ligações de energia elétrica para 1812 famílias de três municípios da região da Fronteira. Com investimento de R$ 416 mil, a distribuidora, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), atuou em pontos de vulnerabilidade social nas cidades de São Borja, Itaqui e Alegrete, onde os clientes recebiam energia em condições irregulares e inseguras.

A distribuidora do Grupo CPFL Energia mapeia em parceria com o Poder Público local, moradores que não estejam ligados devidamente na rede e fornece todos os equipamentos necessários para a regularização: medidor, poste, ramal de ligação e outros componentes necessários para a correta instalação da entra da energia na residência.

 

Segundo o analista do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, estas ações oferecem maior qualidade e segurança a todos os clientes. “A regularização do fornecimento de energia elétrica tem um grande impacto na segurança da população. Ligações irregulares ou fora dos padrões técnicos oferecem risco constante de curto-circuito, que pode danificar não só a rede de distribuição, mas também causar danos materiais, como incêndios, e até choques elétricos que podem ser fatais”, destaca Deters.

Atualmente não existe um cadastro prévio de interessados para a regularização junto à empresa. É a RGE que trabalha em sintonia com o poder público local nesta identificação, priorizando áreas e famílias com maior vulnerabilidade social. A estimativa da RGE é de regularizar pelo menos 1.300 consumidores nestas condições em sua área de distribuição em 2021.

Sobre a RGE – Responsável por distribuir 66,7% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.