
Ainda não há data para o começo da imunização deste grupo de adultos de 18 a 59 anos com doenças crônicas. Governo aguarda por nova remessa de doses.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (14) que, assim que os municípios terminarem de vacinar pessoas com 60 anos ou mais contra a Covid-19, eles poderão iniciar a imunização de adultos de 18 a 59 anos que tenham alguma comorbidade. Não há, porém, previsão de remessa de novas doses para a ampliação a este grupo. Veja lista abaixo.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, diz que a vacinação desse novo grupo depende do ritmo do recebimento de doses e do fluxo de aplicação nas cidades gaúchas. A SES não sabe, contudo, quais municípios já concluíram a imunização de todos os idosos.
“A tendência é que o Ministério da Saúde adote o mesmo sistema de organização por idade para as pessoas com comorbidades. Primeiro irão se vacinar as pessoas deste grupo que tenham 59 anos, depois 58, e assim por diante, em ordem decrescente”, explica a secretária.
A estimativa é que o Rio Grande do Sul tenha 1.150.997 pessoas com pelo menos alguma das seguintes doenças crônicas:
- diabetes
- hipertensão arterial ou pulmonar
- pneumopatia crônica grave
- insuficiência cardíaca
- cardiopatias
- síndromes coronarianas
- valvopatias
- arritmia cardíaca
- próteses valvares ou dispositivos cardíacos implantados
- doença cerebrovascular
- doença renal crônica
- imunossuprimidos
- anemia falciforme
- obesidade mórbida
- síndrome de down
- cirrose hepática
Fonte: G1