Safra de melancia tem quebra de 40% em Alegrete

As tradicionais barracas de vendas de melancia em Alegrete localizadas, na Avenida Alexandre Lisboa – beira trilho, tradicional ponto de venda da fruta nesta época, nem bem começou a safra já sofrem com a falta do produto.

DSCN7448

A chuva, acima da média, que ocorre desde dezembro de 2014 prejudicou a produção. A safra de Alegrete teve uma queda de cerca de 40%.

Gilberto Fantinel que plantou 15 hectares de melancia, na Várzea Verde, esperava colher aproximadamente 100 mil frutas nesta safra. Com a chuva teve um prejuízo de 40% na produção. – As que sobraram estão aqui,mas algumas sofreram com a chuva. Cada melancia, conforme o tamanho custa de R$ 3 a 10 reais.

DSCN7450

O mesmo conta o produtor do Passo Novo, Ênio Paz,60 anos,irmão da vereadora Cleni Paz da Silva, que desde guri é produtor de melancia. Infelizmente, este ano, a chuva atrapalhou  e vai prejudicar muitos produtores.

Ele esperava colher umas oito mil frutas,mas conseguiu colher pouco mais da metade do que semeou. Mesmo assim esta de pé firme tentando vender o resultado de seu trabalho.

DSCN7443

Um freguês de anos do seu Enio é Edson Garcia de Carvalho que levou a fruta da estação para saborear com a família. -Temos que aproveitar enquanto tem as melancias do Alegrete,porque logo elas vão sumir das bancas, comentou.

DSCN7446

Alguns já venderam o pouco que produziam e abandonaram as bancas.

DSCN7452

 Fotos: Vera Soares Pedroso