
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), iniciou o inventário dos monumentos da cidade. A iniciativa tem como objetivo levantar dados históricos, culturais e estruturais dos monumentos para subsidiar a criação de roteiros turísticos, valorizar a memória local e qualificar a experiência dos visitantes.
O trabalho está sendo executado pelas estagiárias Tayliza Rubim e Isabella Guedes, com supervisão do diretor de Turismo, Leonardo Cera. As primeiras etapas foram concentradas nas praças Getúlio Vargas e Praça Nova, locais que abrigam importantes referências históricas e simbólicas para o município.

Além do mapeamento, o inventário busca identificar o estado de conservação dos monumentos, propondo melhorias quando necessário. Também será feito um resgate da história de cada um, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e o desenvolvimento do turismo local.

De acordo com o diretor de Turismo, Leonardo Cera, está em planejamento a instalação de QR Codes junto aos monumentos, permitindo que moradores e turistas acessem informações, curiosidades e conteúdos educativos diretamente pelo celular, de forma prática e interativa.
Para o secretário da Sedetur, Fernando Lucas, o inventário é um passo fundamental para a valorização do patrimônio alegretense: “Esse trabalho nos permite conhecer melhor nossa história e preparar a cidade para receber bem os visitantes, com um turismo sustentável, informativo e conectado à nossa cultura.”, completou o servidor.
Fotos: Sedetur