Sem áreas de alto risco, epidemia de dengue pode estar com os dias contados em Alegrete

Os números do último boletim publicado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde em Alegrete revelam uma retração nos casos da doença.

Há quatro semanas não há casos positivos. São 39 pacientes confirmados com dengue e 500 notificações. Foram descartados 432 casos, e 29 permanecem em investigação.

A taxa de positividade é de 7,80%. Dos casos positivos na cidade, 23 são homens e 16 são mulheres. Duas crianças entre 10 e 14 anos contraíram dengue, além de um idoso acima de 80 anos e três pacientes com idades entre 60 e 64 anos. Na faixa etária de 30 a 49 anos, há 16 casos confirmados. Mais oito casos estão entre pessoas com 15 a 24 anos.

Conforme o trabalho do profissional Marcos Dorneles Rego, o município está mapeado para dengue sem áreas de risco. Locais como o bairro Macedo e o Centro, que foram considerados áreas de risco, inclusive com 8 casos positivos, já não oferecem maior perigo. Promorar, Vila Isabel e Cidade Alta, áreas com casos confirmados, estão sob controle da vigilância.

A SES reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

Principais sintomas:

Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias,

Dor retro-orbital (atrás dos olhos),

Dor de cabeça,

Dor no corpo,

Dor nas articulações,

Mal-estar geral,

Náusea,

Vômito,

Diarreia,

Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes aegypti, como a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação de objetos com água parada, são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.

Foto: Alex Lopes

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários