Serviço de Inspeção Municipal de Alegrete compartilha experiências em diversos eventos

SIM já esteve presente em palestras e visitas técnicas relacionadas à inspeção

Palestras do SIM em diversos eventos estaduais e nacionais
 
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) já serve de referência para várias cidades do Rio Grande do Sul, tendo levado sua experiência inclusive para fora do estado. Gerido pela Prefeitura do Alegrete, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, o SIM já esteve presente em palestras e visitas técnicas relacionadas à inspeção.
No mês de abril foi realizada para os produtores de leite de Alegrete participaram de uma palestra com a temática “Controle de Qualidade do Leite”. Já no mês de maio, o coordenador do SIM em Alegrete, o médico veterinário Gabriel Charão, esteve na capital catarinense juntamente com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento na Primeira Oficina de elaboração das Diretrizes do SISBI/POA de 2014 a 2016, tendo sido convidado a relatar suas excelentes experiências.
No inicio de agosto, o SIM esteve proferindo uma palestra com a temática Adequação das Agroindústrias de Alegrete, dentro da oficina do SUASA SISBI/POA no Seminário Nacional de Medicina Veterinária (COMBRAVET) na cidade de Gramado.  O SIM também recebeu a visita de profissionais de 18 municípios que vieram conhecer o trabalho desenvolvido em Alegrete.
Ainda agosto, na cidade de Rosário do Sul, o coordenador do SIM, ministrou um curso de capacitação de Controle de Qualidade na Industrialização da Carne, onde capacitou um público de 80 pessoas, entre empreendedores do ramo de produtos de origem animal, manipuladores, médicos veterinários e alunos do curso técnico da Fundação Bradesco.
O coordenador do SIM de Alegrete ainda foi convidado para proferir palestra na exposição agropecuária de 2014 de Rosário do Sul, com o tema “Importância da Carne de Ovinos”.
Para o secretário da Agricultura e Pecuária, Alberto Prates, o SIM de Alegrete hoje está sendo referência estadual e nacional. “As ações de inspeção das agroindústrias e abatedouros não garante só a qualidade dos produtos, mas também a saúde dos consumidores”, afirma.